Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura

Prefeitura de Benevides fecha parceria com o Governo do Estado para melhorias na mobilidade urbana e saneamento municipal

12/04/2021 16h31 - Atualizada em 12/04/2021 16h46

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (12), a Prefeitura Municipal de Benevides firmou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), para cooperação e elaboração do Plano de mobilidade urbana e de Saneamento de Benevides.

A Lei Federal 12.587, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade.

Prefeita de Benevides, Luziane Solon assinando convênio com a SEDOP, na pessoa do Secretário Adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu.A Prefeita de Benevides assinou termo de cooperação técnica juntamente com o Secretário Adjunto de  Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu.

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, reforçou o grupo de trabalho para dar andamento nos planos. “Em pouco mais de três meses já firmamos mais essa importante parceria com o Governo Estadual. Os benefícios são muitos, principalmente, para nossa população”, disse a chefe do Executivo.

O adjunto da SEDOP parabenizou a atuação do município de Benevides na elaboração dos planos. “O Município de Benevides dá mais um excelente passo no desenvolvimento. A assinatura dessa parceria é mais uma forma de investir em melhorias para que o município possa proporcionar um plano de saneamento básico e de mobilidade mais eficaz”, disse Valdir Acatauassu.

A atuação em Benevides acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN); Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (SEMDESTRAN) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT)

Plano de mobilidade

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. As ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.

Plano de saneamento

O Plano Municipal de Saneamento é importante para que a cidade possa discutir e planejar o avanço nos quatro serviços fundamentais para saúde de sua população – o acesso à água tratada, a coleta e tratamento de esgotos, o tratamento e disposição dos resíduos e a drenagem das áreas urbanas.