Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

A juventude de Benevides liderando debates sobre mudanças climáticas

24/01/2024 09h46 - Atualizada em 24/01/2024 10h00

Os jovens de Benevides estão assumindo um papel crucial na sensibilização sobre as mudanças climáticas, por meio de iniciativas educacionais e de cidadania vinculadas ao Selo Unicef, e foram destaque em publicação nacional, da Revista Educação. Com 7 Núcleos Jovem Benevidense (NJB) e cerca de 150 jovens envolvidos, a mobilização focada na justiça climática reflete a preocupação com a preservação e resiliência diante das transformações ambientais e sociais.

“As mudanças climáticas podem acabar com nossos sonhos. O problema afeta a comida, tanto na agricultura familiar como na pesca, e nos faz pensar mais seriamente no futuro”, declara Yohana Gurjão, integrante do NJB.

O momento de diálogo, também contou com a presença de Stefany Lima, também integrante do NJB, e uma das lideranças que participaram, em agosto do ano passado, do Encontro Puxirum: de Jovens em Defesa da Amazônia, um encontro realizado com apoio do Instituto Peabiru e Unicef durante a Cúpula da Amazônia, em Belém.

Sobre o protagonismo do tema para as juventudes, o Articulador Municipal do Selo UNICEF, Miguel Sepêda, destaca que “o município está engajado para receber o Selo Unicef em 2024 e o tema da sustentabilidade, que não é uma experiência fácil, ganha protagonismo com o viés da educação, em Benevides”.

Este momento de diálogo e troca de ideias ocorreu nas dependências da Sala+Verde, localizada da sede da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), e que funciona como um ponto de encontro para os debates sobre cidadania ambiental e sensibilização dos estudantes da cidade, aproximando meio ambiente às questões sociais.

A conscientização sobre justiça climática entre crianças e adolescentes do município é um passo na direção de uma mentalidade mais sustentável. Essa sensibilização pode servir como catalisador para a transformação de hábitos e práticas na comunidade.

Aos poucos, jovens e suas famílias estão se conscientizando da ligação entre a necessidade de reciclar resíduos e o combate às mudanças climáticas, e a como abordar essas questões que afetam a qualidade de vida de toda a comunidade.