Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides investe na semeadura de boas práticas ambientais

23/02/2024 12h10 - Atualizada em 23/02/2024 14h10

A importância, os benefícios e a viabilidade econômica no aproveitamento de materiais da própria natureza para enriquecimento do solo. Explorando este tema, os facilitadores Anderson Costa, acadêmico de Geografia; e Augusto Nascimento, representante da Confederação Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, conduziram a oficina "Introdução ao Manejo Sustentável do Solo e Utilização de Bioinsumos a partir de Tecnologias Ancestrais Camponesas". A atividade foi promovida pela Prefeitura de Benevides, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI).

As aulas foram realizadas no espaço da Sala Verde, na SEMMAT. Na parte prática, os alunos literalmente colocaram as mãos na massa. "É sempre muito bom aprender algo novo e que pode ser bem aplicado", opinou a química. Jandilma Ferreira, proprietária de sítio em Benevides. Ela contou que soube da oficina pelas redes sociais da Prefeitura e tratou de se inscrever. A massa, no caso, foi o adubo natural preparado a partir das mistura de esterco, cinzas, cascas de frutas decompostas, minerais em pó e outros elementos, tudo adicionado na devida proporção, formando a mistura que recebe o nome de bokashi natural. "Agricultura é liberdade. Essa produção, entre outros benefícios, torna mais barato o preço dos alimentos", explicou Anderson Costa.

Ao final da oficina os alunos foram instigados a se posicionar sobre os riscos dos agrotóxicos, os perigos da contaminação do solo e dos produtos agrícolas e, em geral, das vantagens no sentido econômico e ambiental da prática de se fertilizar o solo com adubo natural.

"Precisamos tomar consciência e sensibilizar as próximas gerações sobre o respeito à natureza", observou Rogério Parreira, coordenador da Sala Verde. Ele lembrou que, neste mesmo espaço físico, já foram promovidos cursos de horta caseira e produção de compostagem. E mais cursos e oficinas estão sendo programados, anunciou. Todos com livre acesso à comunidade.

"Estamos plantando a semente para que todos sejam multiplicadores em suas comunidades, em suas casas", destacou Luciane Silva, diretora do departamento de Controle Ambiental da SEMMAT.