Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Lançamento do Programa Benevides Recicla

03/04/2024 09h32 - Atualizada em 03/04/2024 09h40

Na manhã da última quarta-feira, 27 de março, o Projeto Benevides Recicla foi oficialmente lançado, marcando uma colaboração entre a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), a empresa Natura, a Cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano.

O programa promete uma série de atividades ambientais, e pretende promover uma mudança na cultura local sobre os resíduos sólidos, através das iniciativas de gamificação e mobilização social, cujo alcance será global. Um dos destaques do evento foi a adoção da moeda humanitária, a “EcoBen”, agora instituída como lei no município, representando uma conquista significativa para Benevides.

O evento contou com participação de autoridades, como a Prefeita e a Vice-Prefeita de Benevides, Luziane Solon e Edivana Lima, respectivamente, e de Vanderlon Gomes, Prefeito da Estância Turística de Salesópolis-SP e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê, que trouxe sua visão sobre sua participação e apoio ao projeto. “Um trabalho que vai aproveitar aquilo que a gente acaba levando para o aterro sanitário e trazendo benefícios, trazendo riquezas para a nossa população”, declarou.

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, falou sobre a importância de uma iniciativa como o Benevides Recicla para o município, e convida a população a participar ativamente do projeto, “O Benevides Recicla é um projeto muito importante, que vai falar sobre a reciclagem e principalmente sobre como é que o município está se preparando para coletar esses materiais e ainda usar a moeda humanitária que vai ser uma moeda de troca nas nossas lojinhas. Venha fazer parte desse momento importante para a Cidade de Benevides. Um marco que tenho a certeza deixará suas marcas positivas para essa cidade.”

Além do lançamento do projeto, foi inaugurado o Espaço de Eco Troca, o primeiro de muitos previstos para a cidade. Um estabelecimento pioneiro em comércio sustentável para oferecer aos munícipes uma nova maneira de contribuir para o meio ambiente enquanto obtêm produtos sustentáveis. Através da moeda “EcoBen”, os moradores podem trocar seus recicláveis plásticos, secos e higienizados, por uma variedade de itens sustentáveis.

“Em breve serão inaugurados espaços de promoção à segurança alimentar, promoção ao esporte e muito mais, em conjunto com diversas ações de gamificação, como as campanhas “Seu Reciclável Vale um IPhone” e “Seu Reciclável Vale um Playstation”, com a troca de recicláveis por cupons de sorteio. Através da metodologia do programa Recicla Cidade, o município de Benevides será uma referência global de mudança de comportamento em relação aos resíduos”, diz Roseli Barbosa, Diretora da ONG Espaço Urbano.

O espaço está localizado na sede da SEMMAT, na Rua Paul Begot, n° 407 - Centro (ao lado da Igreja Universal). Todo o material arrecadado através do Espaço Eco Troca é destinado à Cooperativa Reciclaben, fortalecendo assim a economia do município e gerando empregos em toda a cadeia de reciclagem.