Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides Recicla implementa a coleta de pilhas e baterias para o descarte correto

17/04/2024 14h01 - Atualizada em 17/04/2024 14h09

A Prefeitura de Benevides deu mais um passo em direção à sustentabilidade ambiental com o lançamento do Benevides Recicla, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT). O programa visa não apenas promover a reciclagem, mas também a qualificação dos resíduos, transformando-os em fonte de renda e promovendo a conscientização ambiental na população.

Na etapa iniciada nesta quarta-feira, 17, foram entregues lixeiras específicas para a coleta de pilhas e baterias usadas. As lixeiras foram distribuídas em diversos locais estratégicos da cidade, incluindo prédios públicos como a sede da Prefeitura, a Câmara Municipal, a sede da SEMMAT, a sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), UBS Centro, Agência Distrital, Orla de Benfica e Ginásio Nagibão. Essa ampla rede de pontos de coleta facilitará o acesso da população, incentivando o descarte adequado desses resíduos.

“Essa medida é crucial, uma vez que esses materiais são altamente poluentes e representam sérios riscos para o meio ambiente, incluindo o solo e os lençóis freáticos”, declarou a secretária da SEMMAT, Maria do Socorro.

Para garantir a destinação correta das pilhas e baterias coletadas, foi estabelecida uma parceria com o Instituto Descarte Correto, que será responsável por receber e realizar o tratamento adequado desses materiais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Benevides, por meio do programa Benevides Recicla, não apenas promove a preservação ambiental, mas também estimula a participação ativa da comunidade na construção de um futuro mais sustentável para todos.