Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura

Prefeitura de Benevides limpa todos os igarapés do município

Ação de limpeza visa escoar águas da chuva e preservar nascentes e margens de igarapés

05/04/2021 10h12 - Atualizada em 06/04/2021 08h25

A Prefeitura Municipal de Benevides, através da Secretaria Municipal Obras, Viação e Infraestrutura (SEMOVI) já realizou a limpeza de todos os igarapés do município para evitar que os moradores enfrentem transtornos no período de chuvas.

Técnicos da SEMOVI vistoriaram nascentes, leitos, margens e braços de igarapés em todo o município para realizar a grande ação de limpeza. O objetivo da Prefeitura é manter as margens de igarapés limpas, diminuindo a poluição e assim, preservando a água.

Segundo o Secretário Adjunto de obras e infraestrutura, João Vitor Silva , os igarapés que cortam ruas e avenidas foram os primeiros a receber ações. “Nós identificamos os igarapés e canais com maior risco de transbordamento e fizemos toda a recuperação da margem e serviços de limpeza. Os leitos precisam ser limpos justamente para que em dias de chuva não prejudiquem ninguém”, concluiu.

O secretário adjunto reforça ainda, que a população deve ser parceria nesse trabalho de preservação.

A gente pede que a população não despeje lixo irregular, porque com as chuvas, esses lixos são arrastados para os igarapés, gerando além de poluição, transtornos para a própria população”, reforça.

Antônio Correia tem um comércio na avenida Joaquim Pereira de Queiroz . Ele diz que os alagamentos na área diminuíram desde que limparam o igarapé que atravessa a avenida. “Apesar de ser uma das principais vias da cidade, quando chovia, enchia. Há muito tempo esse igarapé não era limpo e nós que estamos diariamente nesta área percebemos a mudança, porque desde que a Prefeitura fez a limpeza nunca mais encheu”, disse o comerciante.

Cerca de 50 homens fazem os serviços nos igarapés do município que incluem também a manutenção da drenagem, limpeza e desobstrução, raspagem e retirada de lixos e entulhos.