Secretaria Municipal de Habitação

Técnicos do Banco Mundial visitam Benevides para conhecer políticas de apoio à agricultura familiar

Os agentes do Bird visitaram duas propriedades rurais e conheceram de perto como os agricultores familiares são apoiados pela Secretaria Municipal de Agricultura de Benevides

11/12/2024 20h36 - Atualizada em 11/12/2024 21h25
Secom

Uma equipe do Banco Mundial esteve nesta quarta-feira (11/12) em Benevides para conhecer as políticas públicas adotadas pela gestão municipal no estímulo à produção agrícola familiar. A inclusão de Benevides na agenda oficial dos técnicos do Bird foi uma indicação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), com base nos programas mantidos pela Secretaria Municipal de Agricultura que dão grande protagonismo para pequenos produtores rurais.

A comitiva oficial foi composta por Hector Peña, economista agrícola sênior do Banco Mundial; Mauro Del Grossi, consultor do Banco Mundial; Getúlio Jales, coordenador de Fomento à Produção Sustentável e Agroindustrialização da SEAF; e Ricardo Avelino Ganzer: diretor da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER).

Os agentes do Banco Mundial conheceram a realidade dos agricultores que são atendidos pelos programas municipais de incentivo à agricultura familiar. A visita a Benevides foi capitaneada pelo Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Cássio Alves.

Os técnicos do Bird estiveram em duas áreas da comunidade São José. Visitaram a propriedade do seu Luiz Sobrinho, que tem uma produção familiar de piscicultura com tanques suspensos, sistema de hidroponia e produção de mel. E visitaram os produtores familiares Élcio e Cilany que cultivam hortaliças, psicultura e fruticultura.

O engenheiro agrícola Felipe da Cunha Flores, chefe da Divisão de Produção Animal e Vegetal da Secretaria Municipal de Agricultura de Benevides (SEMAGRI), explicou a importância de receber a visita dos técnicos do Banco Mundial.

“Essa visita do Banco Mundial, juntamente com a SEAF, tem o intuito de conhecer as políticas públicas que são desenvolvidas tanto no Estado quanto no município. Isso faz parte de uma tratativa entre os Estados de possíveis investimentos, não conseguimos estimar ao certo o montante desse investimento, mas é algo em torno de R$ 80 milhões que vão trazer fomento, financiamento para as atividades agrícolas”, destacou.

Flores também ressaltou o fato de Benevides ter sido escolhida entre os 144 municípios para fazer parte da agenda oficial dos agentes do Banco Mundial, um fato a ser comemorado.

“Benevides foi escolhida pela Secretaria de Agricultura Familiar por ser modelo no estímulo à agricultura familiar, onde as políticas públicas são aplicadas com resultados muito positivos. O resultado tem sido evidenciado na vida dos produtores e eu acredito que a gente pode esperar, com base nesses investimentos, mais ações para fortalecer ainda mais a nossa agricultura familiar, que é uma agricultura sustentável, fomentando mais projetos e trazendo mais desenvolvimento para a nossa agricultura familiar”, finalizou Flores.

Atualmente Benevides se destaca em duas linhas de produção, a psicultura e a horticultura, cuja produção abastece tanto o mercado local como  a região metropolitana de Belém.