Benevides mostra seu lado solidário em campanha de doação de sangue
Campanha itinerante da Fundação HEMOPA foi realizada na SEMTEPS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Benevides
Secom
Na última sexta-feira (06/12), Benevides uniu forças para salvar vidas em mais uma campanha de doação de sangue destinada a toda a comunidade.
Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde de Benevides fez um trabalho de sensibilização junto às escolas para atrair a atenção dos jovens na faixa etária de 16 a 18 anos para a doação voluntária. E a iniciativa deu certo, pois muitos jovens compareceram à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social (SEMTEPS) para fazer a sua doação.
“É uma experiência que todo mundo devia passar e aproveitar, porque você está ajudando o mundo de certa forma, né? Se todo mundo colaborar, não fica pesado pra ninguém”, afirma Thyago Gadelha, agente de endemias.
A auxiliar técnica Mirlena Maciel já é doadora experiente, mas a cada nova doação percebe a importância da solidariedade. “O Hemopa me mandou mensagem lembrando que ia ter essa doação, porque eu moro aqui no município. É importante doar sangue, porque muita gente precisa”, afirma.
Dinely Vidal, coordenadora municipal da Política Nacional de Humanização da Saúde, destaca que este ano todas as secretarias de governo participaram diretamente da campanha de doação de sangue. “É uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com todas as outras secretarias, ou seja, é a Prefeitura de Benevides se importando com a doação de sangue, em parceria com o HEMOPA. Gostaria de agradecer também a todos os benevidenses que compareceram para essa ação porque uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, reforçou Dinely Vidal.
Ao final da campanha a Fundação Hemopa contabilizou 112 bolsas de sangue. A próxima campanha itinerante de doação em Benevides está prevista para junho de 2025.
Para doar sangue é preciso
✓ Estar alimentado
✓ Pesar mais de 50Kg
✓ Apresentar bom estado geral de saúde (sem sintomas de gripe/resfriado há, pelo menos, 10 dias)
✓ Ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização do responsável legal)
✓ Apresentar, obrigatoriamente, documento oficial e original (CNH, RG, CTPS, carteira profissional de classe ou passaporte)
Quem não pode doar sangue
✓ Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas
✓ Quem teve Hepatite após os 10 anos de idade
✓ Quem foi submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses
✓ Quem fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano
✓ Outras condições também podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da triagem
Fonte: Fundação HEMOPA