Benevides cumpre exigências legais e entra no Mapa do Turismo Brasileiro
Certificação abre portas para que o município faça parte de políticas públicas nacionais e tenha acesso a recursos federais para impulsionar o desenvolvimento turístico
Secom
Benevides é uma terra abençoada, cheia de belezas naturais, compostas por orlas, rios, igarapés e balneários que encantam os visitantes já no primeiro contato. Agora, o município tem condições de converter esse potencial natural em possibilidades reais de desenvolvimento do turismo local. Tudo isso graças à certificação da cidade que passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), Maria do Socorro Oliveira, explica como foi o percurso feito pelo município até obter a certificação do Ministério do Turismo.
De acordo com a gestora, o marco inicial foi a aprovação da lei que instituiu a Política Municipal de Turismo, importante instrumento de promoção do desenvolvimento econômico, geração de empregos, aumento da renda, divulgação da cidade, preservação do patrimônio cultural e natural, valorização da identidade local e da sustentabilidade, além da melhoria da infraestrutura e investimento em serviços públicos como transporte, saneamento e segurança.
A Política Municipal de Turismo também serve para estabelecer o planejamento e a organização das atividades do setor visando o desenvolvimento do turismo local. Também ajuda na promoção e divulgação dos atrativos turísticos da cidade, tanto em nível local quanto nacional e internacional.
Outra estratégia adotada pelo município foi o investimento significativo em capacitação dos profissionais do setor turístico, com oferta de cursos, como o de condutor de trilhas e o de manipulação de alimentos para quem trabalha em hotéis e pousadas. Na oferta desses cursos, o município contou com a parceria da Secretaria Estadual de Turismo do Estado (SETUR).
“Nós temos o programa Trilho Turístico, que existe justamente para apoiar os pequenos empreendedores do turismo, sobretudo os do ecoturismo, mas também do ramo de hotelaria. É uma política pública que estimula os empreendedores do turismo a se modernizarem e adotarem práticas sustentáveis. Por exemplo, antes eles tinham uma prática do descarte irregular do resíduo produzido, mas agora a gente está estimulando a coleta seletiva para dar uma destinação correta para os resíduos sólidos gerados pelo setor hoteleiro por meio do programa Recicla Benevides”, resumiu a titular da pasta do turismo.
O Diretor de Turismo de Benevides, Carlos Sousa, ratifica a importância do trabalho de estruturação feito nos últimos 4 anos pela atual gestão, para atender a diversas exigências do Ministério do Turismo e fazer jus à certificação do Mapa do Turismo Brasileiro.
“O único critério que nós atendíamos é que nós tínhamos uma secretaria de turismo, no caso a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Mas nós precisávamos de uma política pública municipal que contemplasse a criação de um Conselho Municipal e de um Fundo Municipal de Turismo. Então, a gente teve que fazer essa jornada, por meio de uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores de Benevides”, relembra.
Importância do Mapa do Turismo Brasileiro
A certificação do Governo Federal que colocou Benevides no Mapa do Turismo Brasileiro abre muitas portas para o município.
“A inserção no mapa é importantíssima porque vai contribuir para o desenvolvimento local, auxiliando na construção de políticas públicas voltadas para o turismo dentro do município. O Mapa do Turismo também nos ajuda a acompanhar o desenvolvimento das economias locais, além de possibilitar a captação de recursos e investimentos diretos no turismo de Benevides. Dentro desse processo todo o objetivo é que as comunidades locais tenham oportunidades de negócios, que as comunidades locais, que são o destino receptivo, possam de fato ser protagonistas do turismo”, destacou Sousa.
E, na esteira da COP30, a certificação ajudará a impulsionar o turismo em Benevides pela proximidade com a capital paraense.“Tenho plena certeza de que, com esse reconhecimento, seremos destaque na COP 30, mostrando ao mundo tudo o que nossa cidade tem a oferecer”, garante Socorro Oliveira.
E para quem está se perguntando quais são os atrativos turísticos da cidade de Benevides, Carlos Sousa apresenta uma lista de várias opções.
“A essência do turismo em Benevides é o turismo de natureza, o turismo de aventura. Aqui nós possuímos rios e igarapés lindíssimos. Benevides é conhecidíssimo pelo seu potencial hídrico e sanidade desses corpos d'água e a balneabilidade. Nós temos trilhas ecológicas, temos zoológicos, temos duas orlas belíssimas, a orla de Santa Maria e a orla de Benfica. Além disso, temos eventos culturais incríveis, como o Sassaricando (festival junino), o concurso Garota Verão, já que Benevides vem se consagrando como celeiro do maior evento de beleza da região metropolitana de Belém”, atesta Carlos Sousa.