Benevides lança moeda digital para premiar quem faz coleta seletiva
O município se torna referência em sustentabilidade com adoção da Ecoben Digital; cada quilo de material reciclável vale uma moeda que pode ser trocada por diversos produtos e serviços
Secom
O Programa Recicla Benevides a cada dia ganha mais força e apoio da comunidade para a coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos no município. Nesta quinta-feira (05/12), a Prefeitura Municipal lançou a moeda sustentável, batizada de Ecoben Digital, que faz parte do programa de sustentabilidade em vigor há mais de um ano.
A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, fez o lançamento oficial da moeda Ecoben Digital
A moeda digital vai além da inovação, é uma ferramenta que incentiva hábitos sustentáveis, na medida em que reduz a quantidade de resíduos nas ruas, mobiliza a comunidade em ações de preservação ambiental e promove a inclusão digital.
Para colocar em prática o programa de sustentabilidade, a gestão municipal liderou um grande arranjo institucional, que envolveu a mobilização de todas as secretarias de governo, além da Câmara de Vereadores que aprovou a Lei 1.482/2024, instituindo o programa Benevides Recicla.A Ecoben Digital funcionará de forma integrada à Ecocarteira, um aplicativo desenvolvido pelo time de TI do programa. Ela funcionará da mesma forma que a Ecoben física já existente, mas agora, em vez da caderneta de papel e dos adesivos, quem optar pela Ecoben usará a plataforma digital.
“A tecnologia por trás da Ecoben Digital não só simplifica as transações como também garante maior transparência e segurança”, afirma a diretora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa.
O aplicativo Ecocarteira é uma inovação tecnológica essencial dentro do projeto Benevides Recicla, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Benevides, a ONG Espaço Urbano, responsável pela implantação do programa, e o Grupo Natura. A ferramenta digital foi projetada para ser o principal mecanismo para operação da Ecoben, facilitando transações seguras e promovendo iniciativas sustentáveis.
Quanto vale uma Ecoben Digital?
Uma Ecoben digital tem o mesmo valor representativo da Ecoben física, mas funciona como alternativa para acumular e juntar as moedas tanto para uso imediato quanto para uso posterior. A partir de Janeiro de 2025, o usuário do programa poderá adquirir as moedas digitais em uma loja física do programa Benevides Recicla, da mesma maneira que hoje já garantem as moedas físicas, ou seja, trocando produtos recicláveis por créditos da Ecoben Digital. Cada quilo de resíduo sólido dá direito a uma Ecoben.
A fase seguinte do programa prevê o treinamento e capacitação da equipe que vai operar os terminais eletrônicos da Ecoben Digital nos pontos de troca físicos espalhados pela cidade. As lojas da Ecoben Digital precisam ser equipadas com computador conectado à internet e contar com operadores treinados para atendimento ao público usando a plataforma eletrônica.
O que representa a Ecoben Digital?
A representação gráfica da moeda contém, além das logos da Prefeitura de Benevides, da ONG Espaço Urbano e da logo dos programas “Benevides Recicla” e do “Benevides Inteligente”. Também estão presentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da agenda mundial da ONU com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.
Entre os objetivos dos ODS’s estão a erradicação da pobreza, suporte à segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, acesso à energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.