Professores e Professoras da Escola Municipal Em Tempo Integral dialogam sobre reinculturação
Com o tema “Reinculturar: O outro diferente de mim é igual a mim”, a formação reuniu professores e professoras para dialogar com pessoas de culturas, identidades e modos de vida diferentes.
Secom
Na última sexta-feira, 26, a Secretaria de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, finalizou o primeiro ciclo formativo “Juntos para Reconectar” que engaja professores e professoras da Escola Municipal em Tempo Integral numa educação integral para todas as infâncias.
Com o tema “Reinculturar: O outro diferente de mim é igual a mim”, a formação reuniu professores e professoras para dialogar de modo mais abrangente com pessoas de culturas, identidades e modos de vida diferentes.
O encontro aconteceu na escola Angélica Sales, onde atende crianças indígenas da etnia Warao e também crianças ribeirinhas.
Para partilhar a vivência, desafios e o contributo que a cultura de diferentes povos dá para a vida do planeta e no estilo de vida das pessoas, o encontro contou com a presença de representes de comunidade ribeirinha, da cultura afro, indígena e educadora que partilhou sua experiência pedagógica com uma comunidade indígena.
“Foi um encontro muito importante porque eu pude compreender mais a vida dos povos e o quanto é importante a gente compreender e ajudar as nossas crianças a respeitar e serem respeitadas por suas diferenças que são uma riqueza. Eu tenho um aluno que vem de caiaque pra escola, ele é ribeirinho, e eu conversei com as crianças sobre o respeito e a importância de cuidar dos rios. O meu aluno se emocionou na sala de aula, porque ele disse que é o meio que ele precisa pra chegar na escola. Se ele vir por terra, é mais longe. Sem contar que para eles é insubstituível e uma experiência sem igual. Então, participar desse encontro só despertou ainda mais a curiosidade e promover mais diálogo com as crianças sobre os diferentes estilos de vida que são uma inspiração para nós. ”, contou uma professora.
Benevides continua no percurso contínuo de integração do homem com a natureza, por meio do exercício à sensibilidade e no encantamento com a terra e com toda a sua criação, bem como “Repensar” práticas destrutivas que colocam em risco a vida de todos os seres vivos.
Na ocasião, gestoras das escolas de educação integral compartilharam caixas com coleta da natureza, onde estão presentes memórias e coisas vivas essenciais para a vida.
Na prática, educadores e crianças já estão vivendo em escolas vivas, no contato com elementos da natureza, no exercício do cuidar, na vivência com a diversidade cultural, fortalecendo ambientes mais sustentáveis com a valorização de toda a riqueza da biodiversidade e demografia amazônica.