Secretaria Municipal de Educação

Professores dos 3º e 4º anos participam de I Recomposição da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Benevides

Os professores refletiram sobre Teorias e Práticas de alfabetização e letramento com políticas de progressão escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 

10/04/2025 09h36 - Atualizada em 10/04/2025 15h55
Secom

Na tarde da última quarta-feira, 09, aconteceu a I Formação para os professores do 3º e 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Benevides. 

Os professores refletiram sobre Teorias e Práticas de alfabetização e letramento com políticas de progressão escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 

A formação propõe compreender as teorias de alfabetização e letramento relacionando-as às necessidades dos alunos e às políticas educacionais de progressão escolar para promover uma aprendizagem significativa e equitativa.

O encontro foi ministrado pelas professoras formadoras Cássia de Lima e Mara Simone, por meio do Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC), que explanaram sobre práticas pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na alfabetização nas áreas da língua portuguesa e da matemática para desenvolver pensamentos matemáticos. 

"A recomposição de aprendizagem serve para recompor as habilidades que ficaram em defasagem durante o percurso escolar de cada criança. O CNCA, além de garantir formação para os professores do 1º e 2º ano com materiais estruturados para auxiliar, como o livro didático, ele vem agora garantir que os alunos de 3º, 4º e 5º ano também sejam contemplados com atividades pedagógicas estruturadas", explica a formadora Cássia de Lima.  

Para assegurar que todas as crianças saibam ler, interpretar e escrever, Benevides tem identificado alunos do 3º, 4º e 5º ano que sofreram algum impacto negativo, seja ele no campo social, cognitivo por causa da pandemia ou outros motivos, para uma alfabetização mais consolidada. 


A meta também é consolidar a alfabetização desses alunos, engajando os professores a desenvolverem métodos de letramento além de simplesmente alfabetizar, ou seja, preparar a criança para o convívio social, para o letramento social porque elas fazem parte de um mundo. Ela precisa desenvolver a habilidade de ir ao supermercado e preencher uma lista de compras, de produtos, ou compreender letreiros de ônibus, por exemplo. 

"Essa foi uma formação muito importante, a gente precisa recuperar as habilidades de aprendizagem dessas crianças. Eu gostei muito porque a gente precisa saber desenvolver métodos, práticas mais eficazes no ensino-aprendizagem. Só gratidão", disse uma professora. 

Benevides conquistou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação, que reconheceu o empenho de Benevides em garantir o direito à alfabetização das crianças na idade certa, até os 7 anos de idade.