Secretaria Municipal de Educação

Projeto de Letramento Racial segue percurso nos Centros de Educação Infantil dialogando com as infâncias de Benevides

O conceito de letramento vai além do simples aprendizado de compreender letras e palavras, envolvendo a capacidade de compreender o contexto social, histórico e cultural das questões raciais.

14/04/2025 09h37 - Atualizada em 14/04/2025 15h02
Secom



Para estimular nas crianças o reconhecimento da própria identidade, o sentimento de pertencimento e o respeito à diversidade racial, o Centro de Formação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Benevides, segue desenvolvendo o projeto de Letramento Racial, com o tema: “A diversidade é uma beleza: Aprendendo a ser e a conviver" nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Benevides. 

O conceito de letramento vai além do simples aprendizado de compreender letras e palavras, envolvendo a capacidade de compreender o contexto social, histórico e cultural das questões raciais.

O desenvolvimento do projeto cumpre etapas fundamentais para que o processo de transformação das crianças responda significativamente aos estímulos, uma das etapas conta a história dos escravizados de Benevides que foram libertados em 30 de Março de 1884. 

A história por meio de um teatro é narrada de uma maneira diferente, além de apresentar a condição do trabalho árduo e de vida desumana que os escravizados viviam, ela também apresenta essas mesmas pessoas na pós libertação, vivendo a plena liberdade, conquistando o seu espaço no mundo e realizando o sonho de ser quem deseja ser. 

O ato de fazer a autodescrição pelos adultos-formadores diante das crianças, identificando-se como pessoas negras pelo tom de pele, traços e cabelos, é uma das etapas do processo que gera um impacto significativo nas crianças gerando nelas um sentimento de identificação e reconhecimento.

É o que conta a coordenadora do CMEI Izaura de Queiroz, Suelen Modesto, "Nós começamos a perceber ao longo desse processo que as crianças que ainda não conseguiam se identificar pessoa negra passaram a se identificar como pessoas negras. Além de crianças que não conseguiam brincar, interagir com crianças de raças diferentes passaram a ter um outro olhar, a conviver mais, a interagir e até mesmo com brinquedos e bonecas de outras cores. Foi emocionante", conta a professora. 

O processo de letramento racial pode ser feito por todos os cuidadores em casa, na escola, em todos os lugares sociais, com o reconhecimento da criança no espaço, fortalecimento da auto estima e intervenção educativa na relação entre as crianças. 

A construção de uma identidade racial segura inicia na primeira infância, fase fundamental de desenvolvimento da criança. Portanto, incluir na agenda de políticas públicas o letramento racial contribui para uma sociedade mais saudável, consciente, segura e respeitosa com a diversidade. 

O projeto de letramento racial já foi desenvolvido no CMEI Berço da Liberdade, CMEI Izaura de Queiroz, e atualmente está sendo desenvolvido na UMEI Melquíades de Lima, considerando todas as infâncias e o território em que vivem. 

Benevides, Cidade das Crianças.