Alunos da Educação Infantil da Rede Municipal iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 13
A gestão municipal preparou as Unidades Infantis para receber os alunos, com espaços acolhedores e prazerosos, alimentação escolar nutritiva, espaços verdes para atividades ao ar livre, pensados especialmente para as crianças.
Secom
Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou as aulas para os alunos da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Benevides.
A gestão municipal preparou as Unidades Infantis para receber os alunos, com espaços acolhedores e prazerosos, alimentação escolar nutritiva, espaços verdes para atividades ao ar livre, pensados especialmente para as crianças. Um ambiente adequado para que elas possam aprender, brincar, criar e recriar brincadeiras, com estímulos para crescer e desenvolver a independência.
“Para nós é motivo de muita alegria poder ofertar um ambiente adequado e humanizado para as nossas crianças, de modo que elas tenham um ensino de qualidade e possam crescer saudáveis. Nós temos uma equipe excelente de profissionais da educação e queremos ofertar sempre o melhor para os nossos alunos”, enfatizou, Josué Pompeu, Secretário Municipal de Educação de Benevides.
Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que atendem crianças a partir de 06 meses em tempo integral, por exemplo, têm uma arquitetura lúdica e inclusiva, adequada para que a criança socialize, se desenvolva e tenha boas experiências nos primeiros anos de vida.
O CMEI Jardim das Juritis, que se localiza no bairro da COHAB, é uma das unidades de referência. Além da arquitetura lúdica, o espaço oferece a novidade do SPA do Afeto, que possibilita terapia do relaxamento em piscina às crianças. Depois do município de Boa Vista, no estado de Roraima, o município de Benevides está em segundo lugar no Brasil e o primeiro no estado do Pará que sedia, em uma unidade escolar, um ambiente inovador para as crianças.
Para Dona Rosa Lima, avó de uma das crianças de que estuda em um dos CMEI’s, a escola tem contribuído significativamente com o desenvolvimento da neta que, antes de entrar para a escola, falava poucas palavras.
“A minha neta tinha dificuldade na comunicação, ela falava poucas palavras antes de entrar na escola. Então essa era a nossa maior preocupação, a gente pensava que ela tinha algum problema, mas foi só ela entrar pra escola que foi melhorando e hoje ela consegue interagir bem em casa e com os coleguinhas. Eu não tenho do que reclamar, é uma escola com uma educação de ótima qualidade, nós só temos a agradecer por esse privilégio”, conta a avó.
Outras Unidades Infantis, como CMEI Berço da Liberdade e o CMEI Florescer, iniciaram o processo de ampliação e reforma para adequar o ambiente, e oferecer mais vagas para as crianças. A expectativa é padronizar os espaços e impulsionar a qualidade do ensino público. Adequar e padronizar as Unidades Infantis é uma das prioridades da gestão da Prefeita Municipal, Luziane Solon, que tem se dedicado em atenção à Primeira Infância.
Sobre a Urban 95 na cidade de Benevides, Pará
No dia 14 de julho de 2021, o município de Benevides foi selecionado no programa global Urban95 no Brasil, uma iniciativa de inclusão da primeira infância. Benevides está entre 24 municípios que fazem parte dessa rede.
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, que tem o objetivo de incluir bebês, crianças pequenas e as famílias no planejamento urbano, com plano de mobilidade, programas e serviços destinados a eles. Os prefeitos das cidades e os técnicos do planejamento são os responsáveis por contribuir com o desenvolvimento integral das crianças, ouvindo as experiências das crianças e das famílias, para atuar na mobilidade dos territórios.
Benevides é a cidade da Primeira Infância e, em parceria com a Urban95, tem construído uma cidade boa para as crianças, famílias e seus cuidadores, com políticas públicas por meio de programas e projetos educativos que garantem ensino de qualidade às crianças, ofertas e qualidade no acesso a serviços de saúde, assistência social, cultura e garantia de direitos pela Primeira Infância.