Gabinete vice-prefeita

Benevides Recicla fortalece o movimento com gestores das escolas municipais por uma cidade mais sustentável

O encontro reuniu gestores para fortalecer o movimento por uma cidade mais sustentável. As lideranças partilharam sobre como tem sido a experiência nas escolas com o estímulo do Benevides Recicla. 

11/10/2024 08h36 - Atualizada em 11/10/2024 10h27
Secom

Na última terça-feira, 8, gestores das escolas municipais participaram de um encontro no Centro de Formação sobre o projeto "Benevides Recicla", que tem movimentado a cidade inteira por um território mais sustentável.

O encontro reuniu gestores para fortalecer o movimento por uma cidade mais sustentável. As lideranças partilharam sobre como tem sido a experiência nas escolas com o estímulo do Benevides Recicla. 


As práticas de sustentabilidade tem engajado alunos, famílias e toda a comunidade escolar. 

Os espaços de Eco Troca estão distribuídos em vários locais pela cidade, inclusive nas unidades escolares. Diariamente, alunos, familiares e servidores têm coletado e levado para a escola os materiais recicláveis plásticos, higienizados, secos e amassados.

Na escola Santa Maria Bertilla, por exemplo, a equipe conseguiu coletar 317kg de plástico desde setembro, plásticos que comumente são destinados ao lixo. 

Segundo o relato dos gestores, alunos estão compromissados com a causa, e se sentem responsáveis pela coleta dos resíduos sempre que se deparam com eles pelas ruas da cidade. 

Uma família na EMEIF Ronaldo Rossi conseguiu arrecadar 980 garrafas, recicláveis que são coletados na própria residência, bem como nas ruas do bairro da Cohab, onde a escola está localizada,  e em outros lugares de Benevides. 


O Centro de Formação desenvolveu animações para servir de estímulos também para as crianças. O propósito maior é combater as mudanças climáticas, erradicando a poluição, e preservando o meio ambiente. 

É possível perceber pela cidade a mitigação desses resíduos plásticos pelas ruas. 


Dependendo da quantidade de plásticos, como, por exemplo, garrafas plásticas, a pessoa concorre a vários prêmios e a maioria deles é produzido com materiais da própria coleta, transformando o que o seria lixo em utensílios sustentáveis, como copos, talheres, bolsas, e outros. 

A iniciativa parte da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (Semmat), realizado pela ONG Espaço Urbano, engajando todas as secretarias municipais e outras instituições presentes na cidade, por uma sociedade mais consciente dos impactos do consumo na vida do planeta. 

A Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, e Benevides já vem em uma caminhada rumo a concretização do sonho de ser uma cidade referência em sustentabilidade verde.