Alunos do Programa de Iniciação Científica Jr de Benevides participam do Encontro Regional 18º PIC Jr na UFPA
O objetivo do evento é promover o ensino da matemática de forma lúdica e criativa, incentivando o interesse dos estudantes, em uma competição saudável entre o polo de Benevides, Marituba e Belém.
Secom
Na manhã do último sábado, 23, alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), do polo de Benevides, participaram do Encontro Regional 18º PIC Jr, no Instituto de Ciência Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O objetivo do evento é promover o ensino da matemática de forma lúdica e criativa, incentivando o interesse dos estudantes, em uma competição saudável entre o polo de Benevides, Marituba e Belém.
Durante o evento, eles participaram de palestras e vários desafios, como responder perguntas desafiadoras de matemática, jogo da memória com elementos matemáticos, pilha de cubos, quebra-cabeça de tangram gigante, e resolução de cubo de Rubik. Na competição, alunos de Benevides ficaram em primeiro lugar e foram premiados pelo acúmulo de pontuação nos jogos.
Há quatro anos, os alunos medalhistas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Benevides realizam a prova das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP), e vêm somando talentos e premiações na área de exatas, alcançando inclusive bolsas pelo Programa de Iniciação Científica, que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando-o para o desempenho profissional e acadêmico.
A aluna, Heloisa Queiroz, de 16 anos, é uma das alunas bolsistas do Programa de Iniciação Científica Jr de Benevides pelo bom desempenho na área de exatas, somando pontos e medalhas de bronze pela OBMEP. Por meio do PIC, ela ingressou no Instituto Federal do Pará (IFPA), onde atualmente está estudando. Ela conta que pelo caminho tem encontrado múltiplas possiblidades no ramo da matemática.
“Há quatro anos eu participo da OBMEP. Eu comecei a fazer a prova para arriscar e passei para a segunda fase, eu não esperava, depois passei na segunda fase e acabei ganhando uma medalha de bronze. Fiquei muito feliz! Depois, comecei a participar do PIC como aluna bolsista, e encontrei um mundo de possibilidades lá dentro. Muitos alunos ainda têm o pensamento que a matemática é chata, que é difícil, mas na verdade não é, tem muitas formas criativas de aprender, e eu estou me encontrando muito nesse caminho. O conselho que eu dou para os colegas é que arrisquem, participem das olimpíadas porque elas apresentam novos caminhos”, disse.
Aos sábados, pela manhã, os alunos se reúnem e realizam maratona de pesquisa, que consiste em resolver problemas matemáticos em vários níveis, mediado pelo professor, Ailton Gomes, da EMEF Santa Luzia, onde acontece as aulas do PIC em Benevides.
Os alunos bolsistas têm a possibilidade de ingressar no mestrado e doutorado com a participação no PIC Jr. O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é um programa da OBMEP que oferece bolsas de Iniciação Científica do CNPq a candidatos que foram medalhistas da OBMEP.
Benevides, educação pública de qualidade no Estado do Pará.