Benevides, educação pública de qualidade no Pará
Secom
Na última quarta-feira, 14, Benevides celebrou mais uma vitória que entrou para a história, o Município se manteve em 1º lugar no Estado do Pará, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, despontando no fundamental I com 6,5 e no fundamental com 5,6.
O IDEB serve com um termômetro, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do ensino público e privado no país.
Desde o início de 2021, Benevides vinha preparando os alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio do Projeto #PartiuIDEB, que partiu da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), mirando em uma educação pública de qualidade.
Apesar da pandemia da COVID-19 ainda muito presente no primeiro semestre de 2021, foram realizadas aulas aos sábados de Língua Portuguesa e Matemática, na modalidade online, para todos os alunos do 5º e 9º ano. As aulas contavam numa média de mais de 300 pontos conectados, em que estavam os estudantes, distribuídos nas casas e nas escolas.
Segundo o IDEB de 2021, Benevides teve nota 5,6 dos anos finais do ensino fundamental e 6,1 nos anos iniciais, despontando em 1º lugar em todo o território paraense no fundamental I e II e o 1º lugar da região norte no fundamental II.
Durante o processo de preparação dos alunos, em 2023, foi criado o Sistema de Avaliação de Benevides (S@BE), que é composto por uma equipe de profissionais de Língua Portuguesa e Matemática, para preparar materiais didáticos, atividades, aulas exclusivas para os alunos do 5 e 9 ano, online e presencial, bem como aplicações mensais de Teste de Monitoramento da Aprendizagem (TMA), com o objetivo avaliar se o aluno está aprendendo significativamente.
Para motivar os estudantes e professores, a gestão preparou diversas edições de premiação, que foram condecorados com medalhas de 1º, 2º e 3º lugar e certificados. Eles também receberam equipamentos eletrônicos que servem de suporte nos estudos e no acompanhamento pedagógico.
O resultado também é reflexo do desenvolvimento do trabalho que tem sido feito nas escolas, como a qualidade da estrutura das escolas, educação inclusiva, alimentação saudável, uniformes completos com material escolar, formação e remuneração salarial dos professores, busca ativa escolar e inúmeros projetos educativos que impulsionam o desempenho e estimulam o engajamento de toda comunidade escolar, bem como estímulos para o brincar que mantém o direito de uma infância plena e feliz.
“Educação com qualidade social é pensar que esses números refletem o compromisso de uma gestão que investe na valorização dos profissionais da educação, na infraestrutura, na entrega de material de qualidade que permite a equidade da Rede. Benevides tem se mantido no topo porque é aqui que está a nata dos melhores profissionais. Benevidenses comprometidos com a educação, gente que acorda todos os dias e luta pra melhorar a vida das nossas crianças”, afirmou a Secretária de Educação, Prof. Franci Sodré.
Em comemoração de mais esse resultado que apresentou uma crescente qualidade no ensino público municipal de Benevides, profissionais da educação, estudantes e famílias, saíram em passeata e carreata pelo centro da cidade anunciando a todos os munícipes que Benevides se mantém no topo do Estado em qualidade e equidade na educação.