Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Muita festa no primeiro dia de comemoração do aniversário de Benevides

29/12/2023 11h39 - Atualizada em 30/12/2023 10h58

A chuva veio forte, depois, devagarinho e...passou. A lua saiu e o primeiro dia de festa pelo aniversário do município de Benevides, foi comemorado com muita música e animação. As atrações foram a Carroça da Saudade e o cantor Allanzinho. A classe de convidados foi formada por toda a população que se fez presente, dançou, cantou e se divertiu na área externa do ginásio Nagibão.

"A Prefeitura está de parabéns por este evento. Tudo bem organizado e as atrações são muito boas. Um sucesso!", comemorou o estudante de Engenharia Mecânica Elison Freitas. "Sou moradora de Benevides e desejo o melhor para minha cidade. E ela está sendo bem cuidada em todas as áreas, educação, saúde e outras. Além do mais, têm essas festas maravilhosas", destacou Ana Cláudia da Silva, comerciante responsável por um quiosque de venda de comidas regionais no local.
Nesta sexta-feira, 29, propriamente o dia do aniversário de Benevides, as atrações de palco são o DJ Elison e o cantor e compositor Zé Vaqueiro, o Original.

De colônia agrícola a município

Formada em 1875, a Colônia Agrícola Nossa Senhora do Carmo, no nordeste do Pará, cresceu e virou povoado. Em 29 de dezembro de 1961 o povoado, já desenvolvendo outras atividades econômicas, foi emancipado a município de Benevides - Lei Estadual 2.460. Bem antes, em 1884, quatro anos de antecipação à  assinatura da Lei Áurea, a localidade decretou a libertação dos que viviam em seu território em situação de escravizados, tornando-se a primeira área na Região Norte e a segunda no Brasil a tomar esta atitude. Benevides, assim, é reconhecida como Terra da Liberdade.