IV Ciranda Formativa aborda sobre "O Direito à Cidade e o Protagonismo da Criança"
O último encontro foi mediado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semteps), e abordou sobre “O Direito à Cidade e o Protagonismo da Criança”, explanado por Francesco Tonucci, pensador, pedagogo, desenhista, e criador da Rede Internacional de Cidade das Crianças.
Secom
Na última quarta-feira, 24, aconteceu o quarto e último encontro que faz parte do ciclo Ciranda Formativa, uma iniciativa da Urban95, com o apoio do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), em parceria com Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, para engajar gestores e técnicos de todas as secretarias na pauta da primeira infância.
O último encontro foi mediado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semteps), e abordou sobre “O Direito à Cidade e o Protagonismo da Criança”, explanado por Francesco Tonucci, pensador, pedagogo, desenhista, e criador da Rede Internacional de Cidade das Crianças.
Conceder às crianças o direito de participar da construção da cidade, e dar autonomia para transitar com segurança pelo território é reconhece-las como cidadãs e protagonistas do espaço e da história.
Benevides tem feito a escuta das crianças e tem assegurado o pleno direito de participar, especialmente com a criação do Comitê das Crianças, que tem dado contributos fundamentais para a construção de uma cidade melhor para todos os munícipes.
No último encontro da Ciranda Formativa, as lideranças das secretarias municipais trocaram experiências e ideias para a Semana do Bebê, e finalizaram o ciclo formativo com uma ciranda, simbolizando que todos são importantes na construção da Cidade das Crianças.
"Foi um ciclo muito importante porque reforçou a importância de se trabalhar em rede, e não de forma isolada, todos somos importantes nesse processo, e estamos interligados para pensar e promover políticas públicos para primeira infância", disse um liderança.
O que são Cirandas Formativas?
É um ciclo formativo composto por 6 encontros para engajar gestores e técnicos de todas as secretarias na pauta da primeira infância, fomentando trocas intersetoriais e multi-hierárquicas entre os profissionais que estão envolvidos em algum momento das políticas ou práticas desenvolvidas para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.