Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Maio Laranja - Prefeitura de Benevides intensifica ações de combate à violência contra crianças e adolescentes

20/05/2024 14h58 - Atualizada em 20/05/2024 15h07
Secom

Cerca de 500 mil crianças e adolescentes sofrem abuso e exploração sexual no Brasil todos os anos. Deste total, aproximadamente só 8% dos casos são denunciados. Os dados alarmantes são do Ministério dos Direitos Humanos e colocam o país na 5a posição entre as nações latino-americanas onde mais ocorre violações deste nível.

Para alertar, frear e extinguir essas práticas criminosas, foi instituído, por meio da Lei 9970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio - data do desaparecimento da menina Araceli Crespo, em 1973. Ela foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES). O caso comoveu o país e permanece sem solução. A lei federal originou, ainda, a campanha de denúncia "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes". A programação se estende por todo o mês de maio, reconhecido como Maio Laranja.

Programação local

Em Benevides, a atual gestão municipal tem se desdobrado em fazer valer os direitos desse público alvo. E a campanha "Faça Bonito" vem apresentando resultados positivos, como relata a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, Jacqueline Pires. "Para alcançarmos nossa meta, entretanto, a campanha precisa continuar forte", destacou ela, lembrando que o Creas não é órgão de recebimento de denúncias, mas de acompanhamento e orientação. As denúncias devem ser feitas à Polícia Militar (Cel: 98438 3855) ou junto ao Conselho Tutelar (Cel: 98434 9880 - plantão).

As antenas do Creas, contudo, estão atentas o ano inteiro e intensificam os trabalhos de alerta no Maio Laranja. Dia 18 foi feita uma panfletagem no centro da cidade destacando a importância do bem estar das crianças e adolescentes; da denúncia e de como tomar esta atitude. Uma das alternativas também é discar o número 100, canal gratuito, 24 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Na próxima sexta-feira, 24, pela manhã, será realizada uma caminhada, com saída de frente da Escola Ana Teles e percurso pelas ruas centrais. "Muitas pessoas não denunciam abusos porque cultivam a cultura do silêncio", lamentou Jacqueline.

A caminhada "Faça Bonito", promovida pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social - Semteps, via Creas, deverá contar com a participação de representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância, Polícias e instituições de ensino. "São atores importantes na compreensão da campanha", explicou a coordenadora.