Prefeitura de Benevides encerra o Agosto Dourado com mamaço e certificação na Usina da Paz
Um coletivo de mamães de todo o município esteve presente no evento promovendo a importância da amamentação
Secom
Benevides, a Cidade das Crianças, cuidando da primeira infância com eventos que unem saúde, educação e muito amor.
O Agosto Dourado, mês dedicado a promover a importância da amamentação, teve programação extensiva em Benevides. O encerramento foi com um mamaço, realizado em área aberta da Usina da Paz, em Murinin, com a presença de profissionais da Saúde e de mamães da sede e dos distritos.
"Quem fortalece a atenção básica nas unidades de saúde e incentiva o aleitamento materno está trabalhando por toda a sociedade", enfatizou a nutricionista Jaqueline Rufino, coordenadora de Nutrição e Alimentação da rede pública de saúde de Benevides. A referência foi em relação aos projetos colocados em prática pela gestão municipal.
O mamaço - termo criado na França (tétée), em 2006 - é uma atitude coletiva que saúda e promove o aleitamento materno, onde mamães - com os seus bebês ao colo, ou ainda não barriga - trocam experiências, ouvem e são ouvidas, quebrando o preconceito e derrubando o tabu de que a amamentação em público deve ser evitada.
O laço mais forte do mundo! O “mamaço” em Benevides foi um momento de união para celebrar a importância do aleitamento materno.
A bailarina Jasi Arruda emocionou a todos dançando com sua bebê, Jadi, em um lindo ato de amor verdadeiro.
O gesto delicado da dança, a força da amamentação. Um momento único para celebrar a conexão entre mãe e filha.
A diretora da Usipaz de Benevides, Luzileide Solon, exaltou a atitude das mamães em participarem dos programas de saúde oferecidos no município. "Que bom que este encerramento do Agosto Dourado, que traz um tema tão relevante como a amamentação, está acontecendo aqui na Usina da Paz", disse.
No evento, não faltou roda de conversa com profissionais da Saúde esclarecendo dúvidas sobre os testes pelos quais a criança precisa passar nos primeiros dias de vida, higiene bucal, comportamento e forma de agir em caso de engasgo do bebê ou da grávida.
A sargento Elisa, do projeto Bombeiros da Vida, reforçou o pedido por doação de leite excedente nas mamães para doação que chega aos bebês prematuros cujas mães, por questão de saúde, estão impossibilitadas de alimentá-los com o próprio leite.
O projeto ″Bombeiros da Vida″ reforçou a importância da doação de leite para bebês prematuros. Um gesto de solidariedade que salva vidas.
Em um também belo e delicado momento do mamaço, a bailarina Jasi Arruda, mãe de Jadi, de quatro meses de idade, dançou com a filhinha o número "Amor Verdadeiro", encantando os presentes.
Ao final, a equipe da Saúde entregou certificados aos bebês que representaram todos aqueles que participaram do programa Primeiro Afeto, mantido pela Prefeitura de Benevides, e que foram alimentados exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses de vida e àqueles que fizeram a transição correta e saudável para outros alimentos após este período.
Roda de conversa com profissionais da saúde para tirar todas as dúvidas das mamães. O cuidado com a vida começa aqui.
A Usina da Paz de Benevides foi o palco perfeito para este encontro de amor, cuidado e informação sobre a primeira infância.
Juntas, somos mais fortes! Mães de todo o município se uniram para promover a amamentação e quebrar tabus.
O evento também foi palco para a entrega de certificações a mães que se capacitaram sobre a nutrição de seus pequenos.
ABAIXO VEJA UMA GALERIA DE FOTOS REGISTRADAS DURANTE O EVENTO: