Plenária de Saúde em Benevides elabora propostas e elege delegados para encontro estadual
Evento aborda a consolidação do SUS e se estende para as mudanças climáticas, ambientais e sociodemográfica
Secom
Em plenária que reuniu representantes do governo municipal e da sociedade civil, o município de Benevides elaborou e aprovou as propostas para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que, em dezembro próximo, serão levadas à Conferência Estadual de Saúde.
A 2ª Plenária Municipal de Saúde de Benevides, seguindo o tema Avanços e Desafios para a Consolidação do SUS no Estado do Pará: Cenário Atual de Mudanças Climáticas, Ambientais e Sociodemográficas, foi realizada na sexta-feira, 17, e contou com um significativo número de participantes.
A palestra magna foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Balieiro. Em sua fala, ele abriu debate sobre o conceito de saúde e expôs os desafios de trabalhar políticas públicas.
Em sua explanação, Marluci Galhardo, gestora em Saúde, lembrou que o Brasil disponibiliza para a população um sistema de atendimento gratuito sem igual no mundo. Por isso, observou ela, é preciso que todos se interessem em conhecer o funcionamento. “Nós temos o maior plano público de saúde. Precisamos envolver principalmente os jovens na luta pelo SUS”, destacou ela.
Os participantes da plenária se dividiram em três eixos para elaboração das propostas. Ao final, além dos textos aprovados, foram eleitos para representar Benevides na Conferência Estadual, os delegados: Marluci Galhardo, representando a gestão municipal; José Efrain, representando os trabalhadores da Saúde; e Victor Hugo Vasconcelos e Maria do Carmo Monteiro, representantes da categoria de usuários do sistema.