Selo de qualidade “Açaí Pai D’égua” é entregue em pontos de açaí do município
Secom
Na última quinta-feira, 19, três estabelecimentos que trabalham com a comercialização de açaí em Benevides foram contemplados com o Selo de Qualidade “Açaí Pai D’égua”, concedido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com a Vigilância Sanitária, que identifica os estabelecimentos que estão seguindo as normas técnicas baseadas na RDC 216/04 da ANVISA, que recomenda as boas práticas de fabricação de serviços de alimentação.
“Os funcionários devem ter as vestimentas adequadas e devem estar com a saúde em dia, o ambiente também deve estar propício para a manipulação de alimentos, as paredes não podem estar descascadas e o chão não pode estar sujo, a assepsia feita nos utensílios também é levada em consideração”, explica o fiscal da Vigilância Sanitária, Adolpho Mello.
Além de estar em situação regular com a Vigilância Sanitária, para receber o selo de qualidade “Açaí Pai D’égua”, o batedor de açaí deve que ter a carteirinha de manipulador de alimentos, também é necessário que seja feita uma análise de água e do produto. Após a batida, o açaí é coletado e levado para o Laboratório Central. Positivando em todos esses requisitos, o estabelecimento recebe o selo de qualidade que terá validade de 6 meses e contará com fiscalizações periódicas nesse período.
Júlio Seabra Junior, proprietário do “Açaí do Junior”, um dos estabelecimentos contemplados, reforça a importância da legalização e fiscalização dos pontos de açaí.
“Quando estamos legalizados, a gente tem esse respaldo, é uma segurança para a gente e também para o cliente que vem comprar o nosso produto, eles se sentem seguros, porque aqui é tudo legalizado, é fiscalizado pela Vigilância Sanitária e órgãos competentes.”
Iasmin Silva, proprietária do “Dite Açaí”, no distrito de Santa Maria, se emociona ao receber o Selo.
“Não foi fácil chegar até aqui, passamos por muitas dificuldades, mas graças a Deus, com a ajuda da Prefeitura de Benevides e da equipe da Vigilância Sanitária, que estão em prol dessa fiscalização e legalização dos pontos de açaí, recebemos um selo de qualidade como esse. Fico muito feliz.”
Para melhor conscientizar os comerciantes da importância de boas práticas de fabricação, a Vigilância Sanitária oferece qualificações anualmente para os batedores de açaí.
“Todo ano nos temos curso de qualificação, nessa gestão adquirimos um maior respeito, nossos cursos são ministrados em um ambiente climatizado, com todo o aparato. A gente fica muito feliz com o respeito que os batedores de açaí estão recebendo no município de Benevides”, ressalta Ilmar Guimarães, proprietário do “Sabor Regional”, que também recebeu o selo de qualidade.
“Esse é um projeto que iniciamos nesta gestão, são mais de 150 estabelecimentos que trabalham com a venda do açaí e recebem qualificação quanto a manobras de higiene para o trabalho do fruto. Hoje, estamos entregando o Selo “Açaí Pai D’égua” para os estabelecimentos que passaram nas análises de controle da água, ambiência do espaço e todas as técnicas de higiene que são exigidas para receber esse selo. Para nós, como paraenses, que amamos o fruto açaí, nos sentimos seguros quando verificamos esse selo e percebemos que ali, naquele estabelecimento, tem um produto de qualidade e validado”, finaliza o secretário de saúde, Rodrigo Balieiro.