Secretaria Municipal de Saúde

O fim da espera: Benevides amplia Saúde Digital para zerar filas de consultas com especialistas

Ação estratégica de saúde em Benevides conecta pacientes a médicos especialistas via telemedicina. Usuários relatam agilidade e aprovam modelo que une tecnologia, agilidade e humanização.

01/02/2026 10h27 - Atualizada em 01/02/2026 11h03
Secom
Parcerias estratégicas que salvam vidas: Prefeitura, UEPA, UFMG e Hospital do Coração unidos por Benevides.

Leide Célia Silva do Rosário, auxiliar pedagógica, aguardava por uma consulta com um dermatologista. A rotina de espera, comum em muitos sistemas de saúde, foi quebrada neste sábado durante o Mutirão Saúde Digital. "Eu gostei, foi muito bom. A doutora teve um atendimento excelente comigo, tirou todas as minhas dúvidas. Não tem muita diferença entre o presencial e o online", afirmou Leide, que agora vê na tecnologia uma aliada para a saúde de toda a comunidade onde mora no bairro do Maguari, em Benevides.

Ao inaugurar a Sala Digital na USF Maguari, a gestão municipal não apenas oferece um novo serviço, mas ataca diretamente a demanda reprimida das unidades Centro, Maguari e Santos Dumont

Olhar atento e cuidado garantido. A satisfação dos nossos pacientes é o que move o Programa Saúde Digital.

Enquanto a enfermeira Vanessa Mira organizava a equipe multiprofissional na USF Maguari, um monitor de alta definição exibia o rosto e a voz de uma especialista a quilômetros de distância dali. A cena, que agora passa a ser rotina no bairro, marca o avanço do programa: Saúde Digital. "Este é um marco para o bairro do Maguari. Estamos trazendo ações conjuntas para acelerar o serviço e garantir que as pessoas não esperem por muito tempo", explicou Vanessa.

Esse cenário de modernidade é o resultado do treinamento intensivo da equipe junto ao Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESP), garantindo que o atendimento seja tecnológico, mas profundamente humanizado. De acordo com o Secretário de Saúde, Rodrigo Balieiro, o objetivo é claro: "Facilitar o acesso e dar mais rapidez no atendimento especializado do nosso usuário". 

Benevides sendo pioneira no projeto ″Clínica de Saúde Digital Integrada″ do Ministério da Saúde

A ação deste sábado em Benevides já beneficiou cerca de 140 pacientes, que aguardavam na fila de espera por consulta com um especialista, consolidando o município como projeto piloto na expansão da telemedicina no Pará.

Neste sábado (31), a entrega do novo Consultório de Saúde Digital na Unidade de Saúde da Família (USF) Maguari marcou não apenas a inauguração de um espaço físico, mas a expansão de uma rede de cuidados que conecta a população aos maiores centros de especialidades do país.

Zerar filas: 140 pacientes já foram beneficiados neste sábado com consultas especializadas.

O evento lançou o "Mutirão Saúde Digital". A iniciativa faz parte do projeto "Clínica de Saúde Digital Integrada" do Ministério da Saúde, no qual Benevides atua como protagonista. Através de parcerias estratégicas com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital do Coração, o município agora oferta teledermatologia, neurologia (presencial e online), ultrassonografia e, em breve, triagem cardiológica avançada.

Inovação a Serviço da Vida

O novo modelo de atendimento foi destacado pela Prefeita de Benevides, Luziane Solon, como um avanço na dignidade do cidadão:

"Estamos entregando hoje mais do que tecnologia; estamos entregando agilidade e dignidade. A Sala Digital no Maguari aproxima o médico do paciente, encurta distâncias e mostra que Benevides está na vanguarda da saúde pública. Nosso compromisso é usar todas as ferramentas possíveis para cuidar da nossa gente, garantindo que ninguém fique para trás por falta de acesso a um especialista", afirmou a prefeita.

O Secretário de Saúde, Rodrigo Balieiro, destaca: o foco é facilitar o acesso e dar rapidez ao atendimento especializado.

O Secretário de Saúde, Rodrigo Balieiro, enfatizou que o uso da tecnologia é o caminho para um atendimento mais célere:

"A gente está colocando mais em prática ainda a questão do uso da tecnologia para ofertar um atendimento mais ágil, mais humanizado ainda para a população. O objetivo é facilitar o acesso e dar mais rapidez no atendimento especializado do nosso usuário. É uma inovação dentro da política de saúde que permite diagnósticos mais rápidos e eficientes, unindo o suporte de instituições como a UEPA e a UFMG com a nossa infraestrutura."

O impacto real da tecnologia é sentido por quem estava na fila de espera. O Sr. Flávio de Lima Costa, de 71 anos, foi um dos primeiros a utilizar o serviço de teledermatologia e não poupou elogios:

"Olha, eu achei o atendimento aqui muito bom. É até mais rápido do que ir pra capital. Estou com menos de uma hora aqui e já tô finalizando o atendimento com laudo e encaminhamento em mãos. Foi bem rápido!", relatou o aposentado, visivelmente satisfeito.

Benevides é projeto piloto na expansão da telemedicina no Pará. Orgulho para nossa cidade!

A auxiliar pedagógica Leide Célia Silva do Rosário, que aguardava há tempos por um dermatologista, também aprovou a modalidade online:

"Eu gostei, foi muito bom. A doutora teve um atendimento excelente comigo, tirou todas as minhas dúvidas. Não tem muita diferença entre o presencial e o online; se eu estava ali na frente perguntando e ela respondendo, a consulta foi ótima. A comunidade só tem a ganhar, porque antes a demora era grande e agora a tecnologia vem para ajudar", destacou Leide Célia.

Ação Integrada: Unidos pela Saúde no Maguari

A inauguração não se restringiu ao digital. A enfermeira da unidade, Vanessa Mira, coordenou uma equipe multiprofissional que transformou o dia em um mutirão de cuidados gerais. Enquanto os pacientes agendados passavam pelos especialistas, a comunidade teve acesso a:

  • Consultas: Clínico geral, Odontologia e Nutricionista.
  • Prevenção: Coleta de PCCU (exame preventivo) e vacinação para todas as faixas etárias.

"Este é um marco para o bairro do Maguari. Estamos trazendo ações conjuntas para acelerar o serviço e proporcionar assistência de qualidade. Nosso foco é zerar a fila de espera, garantindo que as pessoas não esperem por muito tempo por consultas", afirmou Vanessa Mira.

A coordenadora do Programa Saúde Digital, Marina Nascimento, explicou que o município mapeou as maiores demandas para garantir que o mutirão fosse certeiro:

"Nosso objetivo é fazer a redução de filas de demandas reprimidas no Centro, Maguari e Santos Dumont. A tecnologia permite que o enfermeiro faça a triagem e direcione casos de telediagnóstico simples para o atendimento online, enquanto casos complexos seguem para o presencial. O evento de hoje atende a quem já aguardava, mas com diversos serviços de 'porta aberta' para toda a população", explicou Marina.

Prevenção é prioridade! Coleta de PCCU e exames preventivos garantidos durante a ação no Maguari

Para que essa tecnologia funcione com o carinho e a atenção que a população merece, a Prefeitura investiu pesado na preparação de seus servidores. Toda a equipe de saúde passou por um treinamento rigoroso diferente de um treinamento apenas operacional, o Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESP) atuou na humanização do processo. A instituição forneceu o suporte técnico necessário para que enfermeiros e técnicos de Benevides dominassem as ferramentas digitais, garantindo que o acolhimento ao paciente fosse tão caloroso e eficiente quanto em uma consulta presencial.

Teledermatologia, neurologia e ultrassonografia: a saúde de Benevides cada vez mais completa.

ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DESTE MUTIRÃO E DOS TREINAMENTOS DE SAÚDE: