Benevides realiza levantamento para detecção de focos do mosquito Aedes Aegypti
A SEMSA ressalta que a luta contra o Aedes Aegypti deve ser contínua e a participação da população é fundamental, principalmente, no período do inverno amazônico.
Secom
O município de Benevides realizou no período de 14 à 18 de março, o Levantamento de Índices rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento é realizado através dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e acontece em 20% dos imóveis dos quarteirões de bairros selecionados aleatoriamente, através de sorteio realizado por um sistema do Ministério da Saúde.
O objetivo do levantamento é avaliar o nível de infestação causado pelo mosquito Aedes Aegypti no município, revelando os bairros que mais precisam de atenção e ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante os próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Benevides (SEMSA), estará realizando ações de controle e eliminação de focos do mosquito transmissor. Agentes de endemias estarão circulando pelos bairros eliminando focos de água parada, que se tornam pontos de criação e reprodução do mosquito.
A SEMSA ressalta que a luta contra o Aedes Aegypti deve ser contínua e a participação da população é fundamental, principalmente, no período do inverno amazônico.
Prevenção - Atitudes importantes ajudam no combate a reprodução do mosquito transmissor, como:
• Manter a caixa d’água bem fechada;
• Manter garrafas com boca virada para baixo;
• Acondicionar pneus em locais cobertos;
• Proteger ralos sem tampa com telas finas;
• Manter as fossas vedadas;
• Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana;