Começa em Benevides pesquisa nacional sobre a situação do coronavírus
Os resultados serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde
Secom
Começou na manhã desta terça-feira (14), em Benevides e em outros cinco municípios paraenses a Pesquisa de Prevalência de Infeccção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), uma pesquisa nacional e uma das maiores já realizadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Cerca de 55 residências em Benevides serão visitadas por técnicos do Ministério da Saúde
Ao todo, serão visitados cerca de 1,9 mil domicílios em todo o país. Em Benevides, 55 famílias serão visitadas. Os moradores serão testados para ser estimada a porcentagem de pessoas que já tiverem infecção prévia pela covid-19 e já desenvolveram a resposta imunológica da população.
A pesquisa vai acontecer até o dia 16 de setembro. Os técnicos do Ministério da Saúde, com apoio da Prefeitura de Benevides, estarão passando por diferentes ruas e bairros do município.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Benevides, Marluce Galhardo, explica que os moradores foram previamente sorteados, e a equipe do Ministério da Saúde realiza a coleta de sangue para analisar as amostras.
“Usando dados do IBGE a equipe do Ministério da Saúde sorteou as residências em Benevides. Os técnicos chegam às casas e testam toda a família moradora. Assim, teremos mais informações da família e como o vírus se comportou ou não naquela residência”, disse.
O Laboratório Hermes Pardini é o encarregado de armazenar as amostras coletadas e enviar os dados analisados para a Fiocruz que vai fazer o processamento.
O Secretário Municipal de Saúde de Benevides, Rodrigo Balieiro, explica que a pesquisa não tem objetivo de diagnosticar quem está positivado para a covid-19 e sim, de analisar o resultado de imunidade positiva. Quem precisar realizar testes pode procurar o Centro de covid-19, que funciona em Benevides de segunda à sexta feira e realizar o exame.
“Desde o mês de fevereiro o Centro de combate à covid-19 realiza os atendimentos para a população que estão com suspeita da doença, onde fazemos o teste e iniciamos todo o suporte necessário. Já foram realizados mais de três mil exames no local. Estamos avançando com a vacinação. Todos os grupos de idades já foram vacinados contra o coronavírus no município e o que nos alegra ainda mais é que os números de casos e óbitos reduziram mais de 60%”, completa o titular da área da saúde.
Os dados coletados pela pesquisa serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde para os municípios participantes, para que assim, novas estratégias sejam adotadas.
Até o dia 14 de setembro de 2021, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Benevides (SEMSA), o município registrou 4.074 casos confirmados de coronavírus, com 104 óbitos.