Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides inaugura Mercado do Bem para estimular coleta de materiais recicláveis na cidade

Programa Benevides Recicla agora conta com o apoio da Cáritas Brasileira para massificar o hábito da coleta seletiva entre os benevidenses

02/12/2024 23h38 - Atualizada em 03/12/2024 00h00
Secom

O programa Benevides Recicla, reconhecido por suas ações inovadoras em sustentabilidade, deu um passo importante com a inauguração do Mercado do Bem em parceria com a Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Cáritas Brasileira promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade, bem como trabalha para construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O Mercado do Bem é um espaço voltado exclusivamente para a coleta de materiais recicláveis, promovendo inclusão e solidariedade. Funciona na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Av. Joaquim Pereira de Queiroz, no centro de Benevides.

Ao atribuir valor aos resíduos recicláveis, o programa Benevides Recicla incentiva a coleta seletiva, reduz o descarte inadequado e contribui para a diminuição da poluição e dos impactos ambientais na cidade. Além disso, promove saúde, segurança alimentar e geração de renda, uma vez que fortalece o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos.

“A inauguração do Mercado do Bem reforça o compromisso do Benevides Recicla em transformar desafios socioambientais em oportunidades, consolidando-se como um modelo a ser seguido no Brasil e internacionalmente”, afirma Maria do Socorro Oliveira, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

“A inauguração do Mercado do Bem marca e sela uma parceria que vem se consolidando do programa Benevides Recicla com a Igreja Católica por meio da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, aqui do município de Benevides. Iniciamos com o Eco Círio que fizemos em julho e agora com a inauguração do Mercado do Bem, estreitamos a parceria com a Cáritas Paroquial, que se dedica ao trabalho assistencial às pessoas em vulnerabilidade social. E junto com o programa Benevides Recicla, agora nós poderemos também coincidir essa preocupação com o social, com a questão ambiental”, reforça a Secretária.

Como separar os resíduos recicláveis em casa?

Muita gente acha que a coleta seletiva é obrigação exclusiva do poder público ou um desafio a ser abraçado somente pelas cooperativas de trabalhadores da reciclagem. Mas, na verdade, o passo mais importante depende do cidadão comum, que é o agente principal desta economia colaborativa baseada na sustentabilidade. Afinal, é ele o primeiro a separar o que pode ser reaproveitado do restante dos resíduos que vão para os lixões ou aterros sanitários.

Para fazer a separação dos resíduos que interessam à reciclagem é muito simples. Você precisa de dois reservatórios diferentes para depositar o lixo que produz diariamente na sua casa. Em um saco ou reservatório você vai depositar somente os recicláveis: papel, papelão, plásticos em geral, latinhas, embalagens PET (polietileno tereftalato), embalagens de desodorantes, shampoo, condicionador e creme, além de todas as embalagens de vidro, inclusive garrafas de cerveja, vinho, uísque, etc.

Em outro saco, você deposita os resíduos orgânicos, ou seja, restos de legumes, verduras e sobras de comidas prontas. Esse material você pode despejar numa caixa de madeira no quintal da sua casa (caixa de compostagem) e produzir adubo orgânico da melhor qualidade para suas plantas e hortaliças ou, então, pode separar para a coleta do carro de lixo convencional.

Com esse gesto simples você dá uma grande contribuição para a preservação do meio ambiente, porque evita que uma montanha de resíduo reciclável se misture ao lixo comum que sobrecarrega os lixões e aterros sanitários das nossas cidades.