Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides Recicla chega ao 1º Condomínio e mobiliza quase 100 Famílias em prol da Coleta Seletiva

Programa da Prefeitura de Benevides em parceria com a ONG Espaço Urbano e iniciativa privada se torna modelo para condomínios e intensifica economia circular com sucesso imediato.

16/10/2025 08h00 - Atualizada em 28/01/2026 22h04
Secom
Mais de 100 famílias unidas por um objetivo: transformar o descarte de lixo em orgulho coletivo!

A transformação do Residencial Esmeralda, em Benevides, começou com pequenos gestos: crianças, mães e avós caminhando juntos, transformando o espaço que antes acumulava lixo em um ponto de orgulho coletivo. A ação marca a chegada do Programa Benevides Recicla ao 1º condomínio residencial a aderir ao projeto na cidade, com a implantação de um ponto de Ecotroca que já mobiliza cerca de 100 famílias que passam a dar o destino adequado para os resíduos plásticos e caixas recicláveis. 

O pequeno Lorenzo (4 anos), recolhendo as tampinhas de plástico. Pequenos gestos, grandes mudanças: o Residencial Esmeralda agora é parceiro oficial da sustentabilidade.
As crianças ajudam a recolher o material reciclável e ainda trocam por Ecomoeda pra adquirir produtos escolares, por exemplo.


A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Benevides, a ONG Espaço Urbano, Cooperativa ReciclaBen, Natura e Tetra Pak, busca uma Benevides mais limpa, organizada e sustentável. A mudança no cotidiano do residencial foi sentida imediatamente. "Realmente era um projeto que o nosso condomínio precisava e muito! Nosso lixo era exposto na rua e ficava todo espalhado," relata a moradora Ana Carolina. Agora, com a mobilização de todos, foi criada uma área interna para o descarte. 

Anice Maciel, síndica do Residencial Esmeralda, localizado na Avenida Joaquim Pereira de Queiroz, no centro de Benevides, foi a principal responsável pela mudança no condomínio. Anice tomou conhecimento do Programa Benevides Recicla há cerca de um mês, durante uma conversa com uma amiga que já participava da iniciativa. Motivada, ela buscou informações na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) de Benevides. Lá, os técnicos apresentaram detalhadamente o passo a passo para que o Residencial se tornasse o primeiro condomínio fechado de Benevides a implantar um ponto de troca de recicláveis do programa.

Transformação que inspira! O que antes era um acúmulo irregular na calçada, hoje é um modelo de organização. Graças à nova gestão de resíduos e ao engajamento dos moradores, o lixo doméstico tem local certo e os recicláveis ganham o destino correto semanalmente. Benevides avança quando cada condomínio assume esse compromisso com o meio ambiente!

"São mais de 100 famílias que moram no Residencial Esmeralda e que produzem muito lixo diariamente. E tudo era descartado de maneira desorganizada e sem se preocupar com a reciclagem," explica Anice Maciel. "Participei de algumas reuniões na Secretaria de Meio Ambiente, na Cooperativa de Catadores e com os representantes da Prefeitura e da ONG Espaço Urbano para entender a importância e a real dimensão do projeto."

O impacto mais notável ocorre na educação ambiental das novas gerações. A farmacêutica Roberta Magalhães conta que o filho, Lorenzo, de apenas 4 anos, tem sido o maior incentivador. "Ele chega da escola e já vai separando tudo pra reciclar. Foi ele que nos incentivou a separar o material plástico e as caixas de leite... O que ia para o lixo serve agora para a reciclagem, e isso é muito legal!" 


O Residencial Esmeralda faz história como o primeiro condomínio de Benevides a aderir ao programa de reciclagem!

Treinamento na SEMMAT para a implantação do projeto no condomínio.

A síndica Anice Maciel reforça a importância da conscientização: "Foi muito bom ver o real envolvimento das famílias, levando suas crianças, envolvendo elas na coleta, separação e troca do material... preservando o meio ambiente e mantendo o nosso condomínio mais organizado e limpo para todos." Em menos de uma semana, os moradores já recolheram dois bergs cheios de plásticos para reciclagem.

A motivação é reforçada pelos benefícios do programa: no condomínio, a cada 40 embalagens o morador pode concorrer a prêmios na campanha "Seu Reciclável Vale um iPhone", ou trocar cada quilo de recicláveis por Ecobens - a moeda humanitária que garante acesso a livros, brinquedos, material didático e outros produtos nos Espaços de Eco Troca.

Como funciona o Benevides Recicla?

  • Moradores entregam recicláveis (Garrafas PET, tampinhas, caixas de leite longa vida) em pontos de coleta.
  • O material arrecadado é destinado à Cooperativa ReciclaBen, que garante reciclagem adequada e gera empregos.
  • Cada entrega gera moedas humanitárias chamadas Ecoben.
  • Os Ecobens podem ser trocados em Espaços de Eco Troca por diferentes produtos (material escolar, ferramentas, acessórios, itens de casa etc.).
  • Há também sorteios e campanhas gamificadas, como "Seu Reciclável Vale um iPhone".
O Benevides Recicla envolveu até a Gurada Municipal na meta de arrecadar tampinhas plásticas que antes iriam poluir o meio ambiente e agora terão destinação adequada pelo município.

De acordo com a prefeita Luziane Solon, já ofereceu um destino adequado a mais de 200 toneladas de resíduos e conta com mais de 60 pontos de coleta ativa na cidade. "Nossa visão é transformar os desafios ambientais em oportunidades de crescimento e inclusão para a população," afirma a prefeita.

A Cooperativa Reciclaben, por exemplo, é o motor da economia circular de Benevides, garantindo emprego e renda para os catadores de recicláveis. Eles são parte essencial do programa ″Benevides Recicla″.

“O ‘Benevides Recicla’ avança em mais um importante ponto na cidade. Agora nós temos o “Recicla Condomínio” e o primeiro condomínio a alcançar o projeto foi o Residencial Esmeralda beneficiando mais de 100 famílias. Implantamos no local com o apoio da Prefeitura e demais parceiros um ponto de Ecotroca e ainda teremos a campanha em vigor ‘Seu reciclável Vale um iphone’! E os moradores ainda estarão colaborando com a campanha de coleta de um milhão de tampinhas plásticas juntamente com a guarda municipal de Benevides”, informa a diretora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa.


O Recicla Benevides nas escolas municiáis também é um sucesso entre os alunos!

Todos contribuem com a coleta de recicláveis.

O programa é uma política pública municipal e cria um modelo de gestão que pode ser replicado em outras cidades, reforçando o papel de Benevides como um exemplo na execução de projetos voltados para a preservação ambiental e que se conecta diretamente com as metas da COP30 ao promover a economia circular.

ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DA ECONOMIA CIRCULAR PROMOVIDA PELO PROJETO: