Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides certifica mais uma turma de Inclusão Digital

21/11/2023 09h37 - Atualizada em 21/11/2023 18h50

O projeto de Inclusão Digital mantido pela Prefeitura de Benevides por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) - via Sala Verde - com o Selo UNICEF promoveu na manhã da sexta-feira, 17, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso para 12 alunos de Microinformática Básica. No total, desde o início do ano, doze turmas já foram formadas.

"Estes alunos estão aptos para usarem o computador de forma correta", assegurou o professor Marcello Motta, condutor das aulas. "Com esta,  são 279 certificações. Lembrando que se trata de uma certificação com peso internacional porque tem o Selo UNICEF", observou Miguel Sepêda, articulador do Selo UNICEF em Benevides.

Entre os alunos certificados, Lucas Gabriel da Silva, 13 anos. Ele falou da importância de acrescentar este conhecimento à sua trajetória de estudante. "Já fiz o curso de Dicção e Oratória, também pelo projeto da Prefeitura. Pretendo continuar fazendo outros", disse.

O curso Microinformática Básica também atendeu às expectativas da presidente da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Benevides - Reciclaben, Márcia Farias de Sousa. Ela foi convidada a ter aulas pela própria equipe da SEMMAT, que entendeu a dificuldade de Márcia para utilizar um equipamento tão necessário ao trabalho que desenvolve. "Nós, da Cooperativa, ganhamos um computador e não sabíamos utilizá-lo. Todas às vezes, pedíamos aqui à Secretaria (SEMMAT). Agora, já podemos usar o computador. Já sei até digitar ofício", comemorou ela.

O coordenador de Meio Ambiente da SEMMAT, Rogério Parreira, enfatizou que o trabalho desenvolvido pela Sala Verde visa exatamente a formação e informação socioambiental e a perspectiva é de uma atividade contínua e permanente.

O Sala Verde é um projeto do Governo Federal que visa principalmente estimular discussões críticas para organizar e fortalecer a consciência socioambiental de grupos. Em Benevides, foi inaugurada na atual gestão e tem recebido total apoio do Executivo Municipal. "É um compromisso com o crescimento educacional da população", acentuou Rogério.

Os cursos mantidos pela parceria são gratuitos. A agenda é divulgada via redes sociais da Prefeitura ou nos locais de realização das aulas.