Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Turma conclui com sucesso curso de biojoias e ecojoias promovido pela Prefeitura de Benevides

09/05/2025 18h40
Secom

 As mãos - algumas hábeis, outras iniciantes na arte -  entrelaçam os fios, apertam os nós, enfileirando delicadamente as sementes colorizadas (ou outro elemento natural) e, finalmente, colocam os fechos. Tudo com cuidado e precisão, tal como o ensinamento recebido do instrutor. O resultado são bem trabalhados colares, pulseiras e brincos. E, assim, mais uma turma de mulheres concluiu o curso de Confecção de Biojoias e Ecojoias promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (Semmat), via Sala Verde, em parceria com o Senar.

A turma teve cinco dias de aulas. A proposta, como explicou o coordenador da Sala Verde, Rogério Parreira, foi promover um evento com aulas práticas, mas com base na sustentabilidade, apoiado na temática Dia das Mães.  "Criar um presente único e sustentável", definiu ele.

As pulseiras, colares e brincos resultantes do aprendizado foram motivos de orgulho para as participantes. "Eu já confeccionava algumas peças, mas não sabia  fazer este acabamento com toque de sofisticação. Agora aprendi. Este curso, além de ensinar técnicas, é uma terapia maravilhosa", elogiou a professora Maria Aparecida Farias, integrante da turma.
O curso foi conduzido pelo instrutor Luiz Otávio, do Senar. "O objetivo é capacitar pessoas para que elas exerçam uma atividade rentável. Tive alunas que hoje coordenam cursos já utilizando suas próprias técnicas", revelou ele.

O termo biojoias faz referência à vida. Para criação das peças são utilizados materiais como fios, sementes, conchas, búzios e outros elementos naturais.
Artesã desde os 9 anos de idade, a aluna Adryele Silva revelou que, por conta de um problema neurológico e indicação médica, precisou se dedicar desde muito cedo a uma atividade que demandasse concentração, coordenação e dinamismo. Encontrou tudo isso na confecção de bijuterias e conserto de jóias. Agora, aos 30 anos, coloca na bagagem mais esse aprendizado: biojoias. "Muito satisfeita com o resultado", afirmou.

"Nossos cursos visam fomentar a economia, mas sempre com a proposta do ecologicamente correto", acentuou a titular da Semmat, Socorro Oliveira.

A oferta de oportunidades para geração de renda, fomento da economia e conscientização ambiental tem sido uma das bandeiras de trabalho da Prefeitura de Benevides.