Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Lei de incentivo ao turismo em Benevides, criada a partir de matéria proposta pelo Executivo Municipal, é divulgada para empresários do setor

07/11/2023 11h00 - Atualizada em 07/11/2023 11h07

Pelos investimentos como promoção de cursos de qualificação, mapeamento geográfico, visitações, elaboração de projetos e cuidadoso trabalho de alinhamento, o setor de turismo em Benevides está caminhando a passos largos. E este caminhar ganhou mais força ainda com a aprovação da Lei Municipal 1.419, de 4 de agosto deste ano, fundamentada em matéria apresentada pelo Executivo Municipal, que visa fomentar o turismo local.

O anteprojeto foi fruto de ação conjunta das secretarias municipais de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e Especial de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLADE). O teor da Lei e como será levada à prática foi o tema do lançamento do programa Trilho Turístico, evento realizado no dia 31 de outubro, na orla de Benfica, reunindo empresários deste setor no município.

A abertura do evento foi feita pela prefeita Luziane Solon, que manifestou sua satisfação com a aprovação da Lei e com o interesse da classe empresarial em conhecer e abraçar a proposta. "Agora é Lei. São ações perenes", comemorou. A chefe do executivo municipal reforçou sua expectativa positiva de Benevides integrar a rota de hospedagem e turismo da COP 30, evento promovido pela ONU e que aborda as mudanças climáticas, agendado para ser realizado em 2025, em Belém.

"Antes, Benevides não tinha turismo, hoje podemos afirmar que tem", pontuou o empresário Hailton Ribeiro, proprietário de hotel no município. Ele ofereceu o espaço físico de seu estabelecimento para receber material de divulgação de locais como trilhas, balneários, parques e outras áreas que possam ser visitadas pelos hóspedes. "Neste setor, precisamos ser parceiros, não concorrentes", enfatizou.
A secretária de Meio ambiente e Turismo de Benevides, Socorro Oliveira, explicou que o programa Trilho Turístico leva este nome porque faz alusão à estrada de ferro Belém Bragança, cujo trilho atravessava Benevides. "O objetivo é a inserção do nosso municipio no mapa turístico do Estado e do país para aumentar o fluxo de visitantes. Vamos fomentar, incentivar, coordenar e fiscalizar as atividades para que aconteçam de forma sustentável. Quem ganha e cresce são as comunidades locais", ressaltou a secretária.

O trabalho de visitação "in loco"  aos pontos de atração turística de Benevides e o contato e conversa inicial com os empresários da área foram feitos pelo diretor de turismo da SEMMAT Carlos Sousa, ele mesmo fez questão de participar também dos cursos promovidos pela secretaria direcionados para este investimento, como o de Condutor de Trilha. Carlos assegura que é possível sim gerar renda, com qualidade de vida e sem degradar o meio ambiente. "A proposta é alinhar, turismo, meio ambiente e preservação ambiental à geração de renda", resumiu. No lançamento do programa, foi informada a listagem com documentação necessária para os interessados em aderir ao Trilho Turístico. Mais informações podem ser obtidas nas sedes da SEMMAT e da SEPLADE.