Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides em prol da saúde mental no setembro amarelo

28/09/2023 17h16

Na manhã desta quinta-feira, 28, os cidadãos de Benevides se uniram em uma demonstração de solidariedade e comprometimento com a saúde mental, na 2ª Caminhada do Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, com o inspirador lema "Se Precisar, Peça Ajuda", promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com o CAPS.

Este evento também colocou em destaque o trabalho intersetorial entre secretarias, com SEMSA, SEMTEPS, SEMED, SEMMAT e SEMAGRI, formando uma poderosa rede de apoio. Assumindo a responsabilidade de cuidar de todos, Benevides se vestiu de amarelo, simbolizando solidariedade, empatia e esperança, unidos para mostrar a força da comunidade em acolher aqueles que precisam de apoio.

Para concretizar esse compromisso, após a caminhada, foram oferecidas diversas atividades no Ginásio Nagibão. Desde capoeira e jiu-jítsu até uma "Estação das Secretarias" que incluiu apresentações dinâmicas, aromaterapia, pintura, placagem e valiosas orientações. Também aconteceu o plantão psicológico, com o apoio de alunos da UNAMA que ofereceram escuta ativa no local. Além disso, atividades físicas como vôlei, circuito e dança foram disponibilizadas para promover a saúde física e mental.

Este evento exemplifica a união e o compromisso da Prefeitura de Benevides em enfrentar os desafios da saúde mental. Ao reconhecer que todos nós somos parte de uma rede, fortalecemos nossa capacidade de cuidar uns dos outros e de nossa própria saúde mental. Juntos, Benevides está construindo um futuro mais resiliente e empático.