Benevides sediou curso que propõe a integração entre saber popular e conhecimento científico
Programa direcionado a profissionais da Saúde segue orientações da Fiocruz e do Ministério da Saúde
Secom
Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) de Benevides e demais municípios da Região Metropolitana de Belém, além de conselheiros de saúde e outros profissionais da área, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, 24, para a programação de encerramento do curso Educação Popular em Saúde, que mescla o conhecimento científico com o saber popular. As aulas começaram em maio último e foram desenvolvidas em cinco módulos: História e Memória, Cultura, Democracia, Vigilância Popular em Saúde e Atenção e Cuidado.
O curso Educação Popular em Saúde é promovido por meio de parceira entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde. Os ACSs e ACEs manifestam seu interesse em participar e o curso é oferecido para a região. “Foram selecionados três municípios na Região Norte para sediar o curso, e Benevides foi um deles. Estamos muito felizes. A Prefeitura de Benevides ofereceu todo o suporte, a parte operacional necessária para cumprimento do programa”, explicou a coordenadora do Programa de Educação Permanente em Saúde de Benevides, Karla Picanço.
“O Educação Popular em Saúde é realizado no sentido de compreender os saberes populares tradicionais e ancestrais nas comunidades dos territórios atendidos, para que possam ser integrados à proposta de trabalho do SUS. É uma soma. Assim, é possível elaborar políticas públicas que atendam às comunidades de acordo com o modo e a perspectiva de vida de cada região”, explicou o educador popular Cleyton Caminha, da equipe de coordenação do curso.
Durante o encerramento, a turma fez homenagem especial à senhora Tereza Rosa Braga, a dona Terezinha Rosa, conhecida no município pelo trabalho que desenvolve há anos como parteira, benzedeira e erveira. Ela foi agraciada com certificado de Guardiã dos Saberes e Práticas de Cuidado Populares de Benevides.