Benevides apresenta práticas ambientais em congressos no Estado de São Paulo
Trabalhos elaborados por servidores da Semmat são divulgados em São José dos Campos (SP); reconhecimento destaca o modelo de gestão da cidade.
Secom
Representando Benevides: As engenheiras Wanessa Amaral e Michelle Brandão e a analista ambiental Driele Navegantes, da Semmat, estão em São José dos Campos (SP) para apresentar as práticas ambientais de Benevides em congressos nacionais e internacionais.
O modelo de gestão ambiental que vem sendo desenvolvido no município de Benevides está em evidência e tem suas experiências apresentadas em dois importantes eventos: o 27º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e o Congresso Íbero-Americano de Arborização Urbana (CIAU) 2025. Os congressos, que acontecem de 19 a 25 de setembro, em São José dos Campos (SP), aprovaram resumos expandidos elaborados por servidores da Secretaria de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (Semmat).
Em São Paulo a equipe da Prefeitura de Benevides - Semmat é representada pela Engenheira Florestal Wanessa Amaral, a Engenheira Sanitarista Michelle Brandão e a Analista Ambiental Driele Navegantes, que viajaram para o sudeste brasileiro para divulgar o trabalho realizado pela equipe técnica da Prefeitura.
"É de grande importância nossa participação nestes congressos. Pois, trocamos conhecimentos e experiências relevantes para a gestão. E vamos levar informações técnicas para o nosso município para fomentar a transformação urbana por meio da arborização. Estamos em busca de mais conhecimento e mais tecnologias no quesito sustentabilidade", afirma a Engenheira Sanitarista, Michelle Brandão.
Os estudos aprovados abordam temas relacionados à educação ambiental, manejo de árvores urbanas e o plano municipal de arborização urbana. O titular da Semmat, Welton Neves, ressalta a importância da conquista. "O nosso trabalho tem teor e rigor científico, porém, é necessário um olhar mais rebuscado para o reconhecimento do que é feito aqui no município", observa.
Os estudos sobre arborização urbana da Prefeitura de Benevides foram aprovados e são apresentados em um dos mais importantes eventos de gestão ambiental, mostrando o rigor e a excelência do trabalho da Prefeitura de Benevides por meio da Semmat.
Entre os trabalhos aceitos estão:
• “Avaliação de Risco de Queda de Bertholletia excelsa Bonpl. (castanheira) em Área Urbana”
• “Manejo Técnico e Sustentável da Arborização Urbana: A Experiência do Manual de Poda do Município de Benevides – PA”
• “Arborização como Ferramenta de Transformação Urbana: Experiência da Avenida João Fanjas, em Benevides – PA”
• “Plano Municipal de Arborização Urbana de Benevides (PA): Gestão Ambiental e Estratégias de Implementação”
Os estudos foram feitos pelos analistas ambientais e engenheiros Wanessa Amaral, Driele Navegantes, Carlos Romildo Sousa, Luciane Silva, Ana Karolina Martins, Paulo Victor Marçal, Caroline Rodrigues, Michelle Brandão e Amanda Solon, profissionais lotados na Semmat.
Além de divulgar as práticas de Benevides, a participação nos dois congressos proporciona a troca de conhecimentos com participantes de outros locais do Brasil e do exterior, fortalecendo a gestão ambiental local. “Estamos alcançando o objetivo final que é fazer um plano municipal de arborização urbana para Benevides que obedeça a métrica do plano nacional de arborização urbana. Aumentar o índice de áreas verdes para que a cidade se torne uma cidade ainda mais verde, sustentável e resiliente”, revela a Engenheira Florestal, Wanessa Amaral.
Texto: Igor Fonseca / Lucirene Gomes. Fotos: Divulgação do Congresso.
ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO: