Secretaria Municipal de Habitação

Intensivão de Férias: Professores recebem formação e reforçam as aulas de fluência leitora para alunos das turmas de 5º ano

Aproveitar as férias para aprimorar as habilidades é um investimento que trará muitos frutos no futuro.

02/07/2025 12h46 - Atualizada em 02/07/2025 14h28
Secom

Na última segunda-feira, 30, professores responsáveis pelas turmas de 5° ano da Rede Municipal de Ensino, participaram da formação voltada para o Projeto Edição de Férias, ministrada pelas formadoras Mara Nascimento, Cassia Lima e Ruth Ferreira. O projeto faz parte do Programa Municipal Alfabetizando Benevides Criança, e tem como objetivo alfabetizar e letrar alunos do 5º ano. A iniciativa que contempla 26 escolas, atingindo 357 estudantes, visa consolidar a aprendizagem por meio da fluência leitora e o domínio da compreensão de textos, bem como avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

Neste contexto, a formação de edição de férias para professores se torna ainda mais relevante. Este momento, oferece o tempo ideal para que os educadores se aprofundem em novas metodologias de ensino, explorem recursos didáticos inovadores e discutam estratégias para lidar com as especificidades dos alunos.

Para a Secretária Municipal de Educação, Francilene Sodré, “muitas pessoas trabalham nos bastidores, mas os professores são os atores que fazem o trabalho acontecer no chão da escola.”

Esta iniciativa irá dar aos professores a oportunidade valiosa de se aprimorar nas atividades escolares e contribuir para que os alunos iniciem o segundo semestre com mais conhecimento, além de promover estratégias que podem fortalecer o planejamento e enriquecer a experiência de aprendizado deles.

“A formação atendeu as expectativas dos educadores. Foi uma experiência rica em informações, detalhes e conhecimento, aspectos essenciais para o desenvolvimento profissional. Fomos apresentados ao projeto "Alfabetizando Benevides - edição de férias”, uma iniciativa inovadora que será de grande auxílio. Como professor, sinto-me muito acolhido por essa proposta. Reconhecemos a necessidade de aprimorar a alfabetização de nossos alunos. Essa iniciativa demonstra um olhar atencioso e preciso da Secretaria e da Prefeitura, algo que utilizaremos intensamente para fortalecer as habilidades de leitura e escrita”, disse o Professor Alfabetizador, Salatiam Almeida, da EMEIF Abelardo Silva.

Com início nesta terça-feira, as aulas irão garantir que cada estudante desenvolva a habilidade de ler com mais compreensão e segurança, aspectos que são essenciais para o desenvolvimento escolar.  

Durante 10 dias, no período da manhã, os alunos receberão aulas direcionadas, com rotina sistemática, além de textos diversificados e progressão de habilidades prioritárias, com professores alfabetizadores que estão capacitados a atingir a meta de fazê-los, neste período, crianças leitoras fluentes. Os educadores receberão todo o suporte para garantir que a meta desejada seja alcançada.

"O compromisso dos professores é o que faz tudo acontecer. Eles são os agentes fundamentais na vida das crianças", disse a formadora Cássia Lima.

Estas aulas representam uma oportunidade valiosa, onde os alunos descobrem que ler pode ser divertido e transformador. Aproveitar as férias para aprimorar essa habilidade é um investimento que trará muitos frutos no futuro.

No dia 15 de julho, último dia do projeto, acontecerá a Celebração da Aprendizagem com muito conhecimento e diversão.