Secretaria Municipal de Habitação

Benevides Revoluciona a Piscicultura e leva Capacitação da Teoria à Prática aos produtores locais

Em sua segunda edição, o Circuito de Piscicultura, promovido pela SEMAGRI, proporciona uma vivência direta no campo, fortalecendo a cadeia produtiva com tecnologias e conhecimentos práticos.

18/08/2025 16h36
Secom

A realização do circuito fortalece ainda mais a cadeia produtiva aquícola de Benevides.

O fortalecimento da cadeia produtiva aquícola no município de Benevides ganhou um reforço significativo nesta segunda-feira (18). A Prefeitura de Benevides por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) realizou o Segundo Circuito de Piscicultura na Chácara IKIGAI, no Distrito de Benfica. O evento, que faz parte do projeto “Pescado Benevides”, reuniu produtores, técnicos, pesquisadores e instituições parceiras em um espaço de integração e troca de conhecimentos.


A programação inclui palestras, oficinas e demonstrações práticas sobre manejo, nutrição, sanidade e comercialização de peixes, apresentando inovações tecnológicas e casos de sucesso no setor. O produtor Paulo Nogueira, que se dedica à agricultura familiar em Benevides, expressou sua satisfação com o atendimento técnico da Prefeitura. “Eu tenho três tanques de tilápia e a Semagri tem feito o acompanhamento. Os técnicos da prefeitura me enviaram um projeto sobre a filtragem de água do sistema rotativo, do sistema fechado de circulação de água. Tudo isso contribui ainda mais para aumentar a quantidade e a qualidade da nossa produção na região. Foi muito importante a troca de informações técnicas no evento de hoje!”, afirmou o produtor local.

O trabalho de capacitação visa impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade da piscicultura regional.

Benevides se destaca na Região Metropolitana de Belém com um cenário favorável para a atividade, graças à vasta extensão territorial e clima propício.Segundo o engenheiro de pesca da Semagri, Tiago Duarte da Silva, a segunda edição foi pensada para ir além da teoria. “Essa segunda edição do evento foi realizada para trazer uma vivência prática e trocar ainda mais experiências e informações técnicas com os produtores de nosso município. Os produtores puderam conhecer de perto os diferentes sistemas de produção e as diferentes formas de manejo e acompanhar o desenvolvimento dos peixes com uso da biometria”, explicou.

 

ANÁLISE, ACOMPANHAMENTO & BIOMETRIA DO PEIXE


A biometria, uma das técnicas abordadas no evento, é utilizada para verificar o desenvolvimento zootécnico e sanitário dos animais. O produtor avalia o peso e tamanho médio de uma amostra para verificar se os peixes se desenvolvem como o esperado, ajustando a nutrição e o manejo. O acompanhamento é feito de perto desde que o peixe é um alevino, o que permite aos produtores e técnicos tomar decisões importantes sobre o manejo.

Os piscicultores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos técnicos no Circuito de Piscicultura.Um momento de troca de conhecimentos, vivência prática e inovações tecnológicas no Distrito de Benfica.O Pará é um dos estados com maior potencial para a piscicultura na Amazônia.
A partir da biometria, são definidas outras técnicas de manejo e acompanhamento, como a necessidade de ajuste da ração ou a implementação de outras práticas de manejo. A atenção a essas técnicas é fundamental para o sucesso da produção. Por exemplo, a colheita do Tambaqui ocorre em aproximadamente 8 meses, enquanto a da Tilápia, em cerca de 6 meses. Durante este período a biometria é feita mês a mês. No circuito todo o processo é observado e orientado: o manejo, a nutrição e a sanidade dos peixes, garantindo a qualidade e o crescimento da produção na região.


A engenheira de pesca Ana Freitas, idealizadora do Circuito, ressaltou o sucesso da iniciativa. “O circuito teve uma excelente aceitação entre os produtores locais de Benevides. Conseguimos tirar dúvidas, mostrar estudos, tecnologias e houve muita interação: o produtor entrou na água, passou a rede, pegou o peixe… tudo bastante prático!”. 

O evento, idealizado pela engenheira de pesca Ana Freitas, tem o objetivo de fazer uma ponte entre o produtor e as principais tecnologias e estudos da área.Na prática, a teoria se consolida! O evento trouxe uma vivência direta no campo, permitindo aos produtores conhecer de perto diferentes sistemas de produção.
A piscicultora Mariza Ferreira da Silva reforçou o impacto direto do apoio técnico. “Eu sou muito grata a participar deste circuito! Eu comecei há 1 ano atrás com a piscicultura e tive muitos prejuízos na época. Depois que eu conheci o trabalho técnico de acompanhamento e consultoria da Prefeitura de Benevides por meio da Semagri e aí foi tudo de bom! Foi aí que eu aprendi a fazer o manejo da produção do jeito certo!”, relatou a produtora.


A realização do Circuito fortalece a cadeia produtiva aquícola de Benevides, garantindo aos produtores acesso a capacitação de qualidade e incentivando o crescimento da piscicultura local. O objetivo é impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade da piscicultura regional, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

Com o Circuito, a teoria se tornou prática e os piscicultores tiveram a oportunidade de observar o conteúdo aprendido na primeira etapa do evento.


O Pará é um dos estados com maior potencial para a piscicultura na Amazônia.


O Pará apresenta um crescimento da aquicultura que supera a média nacional, com uma taxa de 21% de aumento em 2022, enquanto a média do Brasil foi de 5%. Benevides possui um cenário favorável para a atividade devido à vasta extensão territorial, disponibilidade hídrica e clima propício.


Em 2021/2022, o Pará produziu 14.269.401 quilos de pescado. O tambaqui é a principal espécie nativa cultivada, representando 8.003.560 kg da produção em 2021/2022. Outras espécies importantes incluem o tambacu e a tilápia, que, apesar de ter uma produção menor, também é cultivada. Em 2018, a produção total do estado foi de 13,5 mil toneladas. Benevides é citado como um dos municípios mais expressivos em produção e número de produtores na Região Metropolitana de Belém.


Incentivos e Políticas: A Prefeitura de Benevides, por meio da SEMAGRI e com apoio da SEDAP (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), tem fortalecido a piscicultura com o repasse de alevinos aos produtores locais. 

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS REGISTRADAS DURANTE O CIRCUITO DE PISCICULTURA: