Secretaria Municipal de Habitação

CMEI Jardim das Juritis lança o “Eco Mercadinho”, um espaço de troca e incentivo para práticas saudáveis

Essa prática, que é fundamental para a sustentabilidade ambiental, conectada a rotina das crianças, trará benefícios que implicarão na qualidade de vida, não só delas, mas da população em geral.

26/05/2025 14h36 - Atualizada em 26/05/2025 15h03
Secom

Na manhã de 23/05, o Centro Municipal de Educação Infantil Jardim das Juritis, realizou a instalação do Eco Mercadinho, um projeto do CMEI com o Benevides Recicla, que incentiva as crianças a entenderem, aprendendo, sobre responsabilidade com o meio ambiente, além de serem protagonistas de ações concretas de engajamento ecológico.


O Benevides Recicla, que já possui 26 espaços de eco troca e 63 pontos de ativação dentro do município, é um movimento que transforma resíduos em soluções sustentáveis, e a partir do recolhimento de garrafas plásticas rosqueadas e embalagens longa-vida limpas, o projeto promove educação ambiental, incentiva a destinação correta dos materiais e fortalece a conscientização coletiva.

O CMEI Jardim das Juritis está ativamente no programa desde agosto de 2024, sendo uma das quatro instituições escolares selecionadas para participar dessa iniciativa de educação ambiental e economia circular, e integrou o projeto ao currículo vivo da creche, construído com base na escuta das crianças, no contexto da comunidade e na articulação com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa prática, que é fundamental para a sustentabilidade ambiental, conectada a rotina das crianças, trará benefícios que implicarão na qualidade de vida, não só delas, mas da população em geral.

A escola, por fazer parte do programa e por já ter vivenciado várias etapas, foi convidada a ser a pioneira no espaço do eco mercadinho. Foi criada uma moeda pedagógica, “o Juritinho”, especialmente para esta troca, com ela, as crianças aprendem desde cedo, sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental, economia solidária e o valor da cooperação. Além da moeda, receberão uma cartela feita especificamente para contabilizarem suas “juritinhos”, onde o material de descarte vira uma moeda ecológica, e com isso, podem comprar seus objetos de desejo. A moeda será modelo para ser replicado nas demais escolas.

O pequeno Renan Felipe Araujo Santos, da turma Pré II – B, do turno da manhã, entendeu a proposta: “já, já eu vou chegar em casa, e quando eu voltar pra aula, vou trocar minhas tampinhas por um realzinho”,disse ele.

“A comunidade escolar se mobilizou em torno de um sonho coletivo: a construção de um parque naturalizado no CMEI — espaço que representa os valores de sustentabilidade, ludicidade e respeito à natureza que cultivamos diariamente. A atuação do CMEI foi reconhecida com uma premiação por seu destaque no programa, mas o maior reconhecimento está na transformação das relações das crianças com o meio ambiente, na ampliação do repertório cultural e científico e no fortalecimento de uma cidadania ambiental ativa e consciente. Nós fomos convidados a participar para integrar as quatro escolas que faziam parte diretamente do projeto. A coleta acontece na escola, o caminhão passa para pegar o bag toda terça-feira. Depois de vários desafios cumpridos, veio o desafio maior, fomos convidados a participar do “Eco Mercadinho”. Eu aceitei e conversei com a minha equipe pedagógica, e agora está lançado e já é um sucesso. A ação é parte de um esforço mais amplo da gestão municipal, liderada pela Prefeita Luziane Solon, que tem encabeçado políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à formação cidadã desde a primeira infância”, disse a Gestora da CMEI, Rita Lima.