Secretaria Municipal de Habitação

Benevides cresce nos índices de fluência leitora no processo de alfabetização das crianças do 2º ano, em parceria com o Alfabetiza Pará

Benevides obteve um avanço significativo na alfabetização das crianças no 2º ano, com 21% das crianças alfabetizadas no perfil de entrada do ano letivo de 2023, e atualmente dados apontam um avanço de 40%, um crescimento de 19% de 2023 para a entrada de 2025.

27/05/2025 17h05 - Atualizada hoje 11h07
Secom

Benevides progrediu significativamente nos índices de fluência leitora no processo de alfabetização das crianças do 2º ano, em parceria com o Programa Alfabetiza Pará.

Em 25 de maio de 2023, quando o município firmou oficialmente o compromisso com a alfabetização na Idade Certa com o Lançamento do Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC), e em parceria com o Alfabetiza Pará, pelo Governo do Estado, Benevides obteve um avanço significativo na alfabetização das crianças no 2º ano, com 21% das crianças alfabetizadas no perfil de entrada do ano letivo, e atualmente dados apontam um avanço de 40%, um crescimento de 19% de 2023 para a entrada de 2025.

O Índice de Fluência Leitora (IFL) é um indicador que mede o nível de fluência em leitura, usado para avaliar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Ele funciona como uma ferramenta para quantificar a capacidade da criança de ler de forma rápida, precisa e com fluidez, numa escala de 0 a 10. 

Benevides cresceu significativamente na alfabetização na idade certa segundo o IFL municipal, com a progressão de 2,7% em 2023, e 2024 para 2025 progrediu para 4,5%, o que significa que o município tem alcançado uma educação equitativa de qualidade, reflexo de um exercício educacional justo e individual com cada aluno.

A meta para 2025 é garantir 85% dos alunos do 2º ano alfabetizados, com desenvoltura para ler, escrever e interpretar.

As escolas dispõem de ferramentas de alfabetização interativas para a leitura individual e coletiva diária, promovendo piqueniques literários, cartilhas de alfabetização, diálogo sobre livros literários, atividades de escrita criativa, alfabeto móvel, que são fomentados pelos alunos e professores com o apoio da comunidade escolar. “Quando veio alfabetiza Pará, nós entendemos que não basta apenas alfabetizar, nós precisamos letrar nossas crianças, ou seja, nossas crianças precisam desenvolver habilidades com capacidade para compreender o mundo, expressar a sua opinião, então não pode existir alfabetização sem letramento. Estamos trabalhando para além da alfabetização”, afirmou a professora Ruth Cardoso, da EMEF Paulina Ramos.

Benevides conseguiu diminuir o número de crianças pré-leitoras nos níveis 1, 2 e 3, e apresenta o número maior de crianças pré-leitoras no nível 4 com 43%, o que corresponde a 415 dos alunos da Rede Municipal, com capacidade de ler até 10 palavras, além dos alunos que estão nos níveis iniciantes e fluentes.