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Culminância do projeto antirracista acontece no CMEI Berço da Liberdade

O projeto tem o objetivo de propor às crianças um ciclo de sensibilização para a beleza das diversidades, com estímulos para que elas reconheçam a sua importância no mundo, com a descoberta da própria identidade e, assim, consigam conviver respeitosamente com as diversidades raciais. 

26/11/2024 15h35 - Atualizada hoje 08h31
Secom

Nesta terça-feira, 26, aconteceu a culminância do projeto antirracista “A diversidade é uma beleza: Aprendendo a ser e a conviver”, no CMEI Berço da Liberdade. 


O projeto tem o objetivo de propor às crianças um ciclo de sensibilização para a beleza das diversidades, com estímulos para que elas reconheçam a sua importância no mundo, com a descoberta da própria identidade e, assim, consigam conviver respeitosamente com as diversidades raciais. 

O ciclo cumpriu um percurso de 5 etapas com as crianças do Centro de Educação Infantil (CMEI) Berço da Liberdade, unidade escolar que foi escolhida para o desenvolvimento do projeto pelo nome que recebeu em homenagem ao fato histórico que ficou marcado em Benevides, a libertação dos escravizados em 1888.

“Essa ação na escola é muito importante porque ensina as nossas crianças o respeito que elas precisam ter umas com as outras, e quando crescerem serem adultos melhores", disse uma mãe. 

O percurso de fortalecimento da identidade com cada criança foi feito com diálogo, escuta e acolhimento, e culminou com músicas, danças afro-brasileira, teatro com contação de histórias, exposição de fotos, uma celebração com a participação da comunidade escolar, como servidores da educação e as famílias das crianças. 

Pedro Vitor, pai de Maria Helena de 5 anos, participou da culminância do projeto antirracista, e conta que ficou feliz com a iniciativa na escola. Para ele, é importante cultivar na criança a cultura do respeito à diversidade desde cedo. 

“Eu achei muito bonita essa iniciativa na escola, percebo o quanto é importante a gente ensinar a criança a respeitar as diferenças das pessoas e a se respeitar também. Os pais precisam ser amigos dos filhos, e eu procuro ser amigo da minha filha, além de pai, porque qualquer coisa que acontecer com ela, ela sabe que tem a liberdade de compartilhar comigo, com a família, com a professora. Ela precisa saber ter essa comunicação”, disse o pai. 

O pai acrescenta ainda que o projeto antirracista despertou nele que é preciso uma atenção maior e combater o racismo. 

“A gente precisa dar um pouco mais de atenção para isso. Todos os dias a gente vê o racismo presente, e a gente deixa passar como se não fosse nada. Precisamos conversar com as crianças sobre isso, e também com os adultos. Então, quando um evento desse acontece na escola, nos motiva a falar mais sobre o tema, e combater essa violência”, completou o pai. 

No CMEI Berço da Liberdade, por meio do projeto “BerçArte”, idealizado pela escola, as crianças têm a oportunidade de produzir arte e fortalecer a própria identidade. Por exemplo, com a temática de sensibilização da ancestralidade indígena, com exposição de mini-galeria com elementos naturais, cabaninha de palha, grafismo indígena e outras artes, manifestando a valorização da raça e cultura dos povos originários. 

Benevides, cidade das infâncias e educação pública de qualidade no Estado do Pará.