Competências Socioemocionais: enfatizando conexão e pertencimento, é tema de formação para educadores das Escolas da Rede de Ensino de Benevides
O investimento em competências socioemocionais é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, não somente no ambiente escolar, mas também na preparação para os desafios da vida e nas relações com os outros
Secom
Professores das Escolas em Tempo Integral, participaram de formação sobre competências socioemocionais, ministrada por Thais Florêncio, do Instituto Educar pra Valer. O objetivo da formação foi discutir sobre a influência dessas competências no desenvolvimento das múltiplas inteligências, bem como de ampliar os conhecimentos sobre os documentos norteadores, segundo a BNCC, ressignificar o espaço físico da escola à luz de mapas efetivos e do sentimento de pertencimento, além de compreender como os processos identitários estão vinculados aos afetos e memórias pelos espaços e discutir ações pedagógicas voltadas para a prática das competências socioemocionais, refletindo sobre a motivação e a aprendizagem no contexto escolar e da sala de aula.
Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas que enriqueceram o aprendizado, com atividades que não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos abordados, mas também permitiram que eles vivenciassem a importância da conexão e do pertencimento no ambiente escolar.
“Para que a escola crie um ambiente que favoreça o desenvolvimento socioemocional dos alunos, é necessário que seja estimulado o sentimento de pertencimento, com equilíbrio emocional, que vá além dos muros da escola, estabelecendo uma relação saudável nos espaços onde o educando está inserido”, disse a Coordenadora de Polo das Escolas em Tempo Integral, Michela Quemel.
Thais Florêncio conduziu as atividades, incentivando a reflexão e o diálogo entre os participantes. Os professores puderam compartilhar experiências, fortalecendo os laços e criando um ambiente que colaborou para a reflexão sobre o que se espera ao trabalhar competências socioemocionais.
A formação é um passo significativo para que os educadores possam integrar esses conhecimentos em suas práticas diárias, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante para todos os alunos. O investimento em competências socioemocionais é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, não somente no ambiente escolar, mas também na preparação para os desafios da vida e nas relações com os outros.