Secretaria Municipal de Habitação

Alunos com deficiência visual e auditiva da Rede Municipal recebem materiais pedagógicos adaptados

A Educação Inclusiva entende que todos os alunos devem ser inseridos na escola, com condições físicas e pedagógicas adequadas às suas necessidades e limitações.

22/04/2022 15h02 - Atualizada em 28/04/2022 14h30
Secom

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) fez a entrega de materiais pedagógicos, adaptados para alunos com deficiência auditiva e visual, da Rede Municipal de Ensino de Benevides. A Educação Inclusiva entende que todos os alunos devem ser inseridos na escola, com condições físicas e pedagógicas adequadas às suas necessidades e limitações.

A SEMED fez a aquisição dos materiais pedagógicos, por meio do Núcleo Psicossociopedagógico, composto pelas profissionais: Luciele Soares, Psicóloga e especialista em Neuropsicologia, Késia Nóbrega Pedagoga, especialista em Neuropsicopedagogia, Gestão educacional e Educação Especial: Deficiência Intelectual, e Rosiléia Silva, Assistente Social especialista em Assistência social na Educação.

A equipe tem realizado um trabalho especializado e cuidadoso nas escolas. 

O estudante, Mateus Oliveira, de 16 anos, é um dos alunos com deficiência visual e tem transtorno de espectro autista. Há dois anos ele recebe acompanhamento especializado pela professora Kelle Gaya.

“Durante o ensino remoto, confeccionei os materiais pedagógicos que serviam como suporte no ensino-aprendizagem do Mateus, e ensinava a mãe dele para que ela pudesse o ajudar em casa. Quando era possível, a mãe trazia na escola. Foi um período de muita espera e cheio de desafios. Hoje, com a volta das aulas presenciais, o desenvolvimento é visível. É impossível não manifestar felicidade, estou muito emocionada com a chegada desses materiais adaptados para ele, o avanço sem dúvida será mais visível ainda”, contou a professora.

Susy Oliveira, mãe do aluno Mateus, sempre foi participativa da vida do filho na escola e falou sobre essa conquista.

“O Mateus estudou na rede pública desde pequeno e, pela primeira vez, está recebendo esse suporte adaptado para ele. Por muitos anos eu sentia meu filho excluído, mas nunca é tarde. Agradeço à SEMED pelo olhar sensível e cuidadoso ao Mateus, e pela professora que o acompanha. Ela enxergou o Mateus como alguém capaz de aprender, e ele está avançando cada vez mais”, disse a mãe.

Na escola, os professores percebem o envolvimento dos outros estudantes no acompanhamento pedagógico dos alunos com deficiência, no cuidado na inserção, sempre atentos às necessidades deles, e até mesmo no interesse em aprender libras e braille, para interagirem com os colegas. O material pedagógico irá estabelecer relações sólidas entre alunos, professores e famílias. 

Aluna, Miriam Vitória, sendo acompanhada pela professora, Rosana Albuquerque, profissional graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopegagogia, Educação especial inclusiva, libras e braille

O aluno, Arthur de Jesus, de 5 anos, tem deficiência auditiva. A professora, Rosiane Silva, o acompanha na escola há poucos meses.

“É um desafio, cada dia uma descoberta. O Arthur, tirando sua especialidade, é uma criança como outra qualquer. Ele é um presente para nós educadores. Eu já tenho mais de 30 anos de educação, mas trabalhar com o Arthur todos os dias é como se fosse meu primeiro dia de aula, meu primeiro aluno. Esse material vai nos ajudar muito nessa caminhada”, disse a professora.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, falou sobre a importância do investimento em favor da qualidade de ensino na educação inclusiva.

“Pensando nas dificuldades de cada aluno, traçamos estratégias, na aquisição de ferramentas que possam auxiliá-los a desenvolver todo o potencial que eles têm. Trabalhar a equidade não é tratar todos como iguais, mas sim educar todos nas suas especificidades”, disse a secretária.