Benevides conquista mais um prêmio de prestígio em Brasília e garante destaque federal neste fim de ano!
A Prefeitura de Benevides foi premiada na 14ª Conferência Nacional de Assistência em Brasília, com a presença do Presidente Lula, em reconhecimento ao seu trabalho de proteção à Comunidade Indígena Warao, consolidando Benevides como referência humanitária no país.
Secom
Benevides é mais uma vez destaque nacional, desta vez, durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência em Brasília, conquistando o prestigiado Prêmio Simone Albuquerque que está em sua sexta edição. O prêmio, criado em 2023, tem o objetivo de reconhecer experiências, pesquisas e práticas que fortalecem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o país. A vitória destaca o trabalho inovador e a gestão qualificada da Prefeitura de Benevides, que promove políticas de dignidade e proteção para as pessoas mais vulneráveis.
Em uma cerimônia marcada pela diversidade temática e pelo compromisso com a proteção social, o prêmio celebrou iniciativas que revelam a potência transformadora de trabalhadores, pesquisadores, gestores e comunidades que atuam diariamente na construção do SUAS.
Foram reconhecidos projetos com ações de busca ativa de famílias vulneráveis, sistemas integrados de gestão de riscos, fortalecimento da vigilância socioassistencial, programas de alimentação e formações continuadas. As menções honrosas reuniram práticas de integridade menstrual, gestão do Bolsa Família, ações étnico-raciais e oficinas de inclusão.
A cerimônia do Prêmio Simone Albuquerque reafirmou o compromisso histórico do SUAS com a inovação, a equidade e a participação social. Em um evento que reuniu milhares de trabalhadores, gestores, usuários e representantes da sociedade civil, os projetos premiados simbolizaram as múltiplas formas de construir proteção social no Brasil.
Organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro também celebra os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), reafirmando o SUAS como política de Estado.
A Secretária Municipal de Benevides, Luiza Solon, recebeu a honraria em nome do município, que foi reconhecido por sua experiência exitosa e inovadora na categoria Intersetorialidade e Interseccionalidade no SUAS. O prêmio celebra o trabalho exemplar promovido pela gestão com a comunidade de indígenas venezuelanos Warao.
Em seu pronunciamento, a Secretária Luiza Solon ressaltou que utilizará sua posição como Secretária Municipal de Benevides e, principalmente, como Presidente do COEGEMAS/PA (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Pará) para divulgar ainda mais a importância deste Prêmio para outros municípios. "Vamos apoiar municípios paraenses que realizam trabalhos incríveis e que também reúnem condições de conquistar o Prêmio Simone Albuquerque", afirmou Luiza Solon, estimulando a troca experiências e apoio entre municípios.
O reconhecimento em Brasília é um testemunho da eficácia das ações promovidas pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social de Benevides (SEMTEPS).
A Secretária ressaltou, para a equipe e todas as Secretarias envolvidas, a importância fundamental do trabalho Intersetorial que permitiu o sucesso e a visibilidade nacional do trabalho realizado em Benevides.
SAIBA MAIS
Em outubro de 2025, Benevides sediou uma ação inédita e crucial para a comunidade de indígenas venezuelanos Warao que vivem no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) e do CRAS Murinin, uniu esforços com a Polícia Federal, o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e o CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados) para realizar um mutirão de documentação na Comunidade Nelson Mandela. O principal objetivo era transformar o documento provisório de refúgio em documentação final, garantindo mais segurança e proteção legal para as 29 famílias migrantes.
A ação teve um impacto social imediato, consolidando o acesso a direitos essenciais. Mais de 20 crianças Warao já estavam matriculadas na rede pública de ensino em Benevides, e a documentação final garantiu a permanência delas na escola e seu desenvolvimento. Além disso, a segurança legal obtida com o Protocolo de Refúgio definitivo abriu portas para o mercado de trabalho formal, com alguns migrantes já contratados para trabalhos temporários em obras públicas do município.
Referência Humanitária: O município foi premiado na 14ª Conferência Nacional de Assistência por seu trabalho exemplar de proteção à vulnerável Comunidade Indígena Warao. Mais de 20 crianças Warao já estão matriculadas na rede pública de ensino em Benevides, com permanência garantida
Força Tarefa: A iniciativa é resultado de um trabalho exemplar da gestão com a comunidade de indígenas venezuelanos Warao. Em ação inédita, Prefeitura de Benevides (SEMTEPS e CRAS Murinin) uniu esforços com a Polícia Federal, o CONARE e o ACNUR (ONU) na Comunidade Nelson Mandela para conceder refúgio e garantir acesso a direitos para 29 famílias venezuelanas.
Modelo de Inclusão: A ação inédita de mutirão de documentação, com o apoio da ACNUR e Polícia Federal, tornou Benevides um modelo regional de acolhimento.
″Nós conseguimos apoio de saúde, educação e trabalho. Estou trabalhando na Prefeitura como intérprete desde 2024,″ relatou Ricardo González, migrante Warao.
Os resultados deste trabalho são visíveis na comunidade Warao que migrou para Benevides. "Quando a gente chegou aqui em Benevides, nós conseguimos lotes de terra para nos abrigar e conseguimos apoio de saúde, educação e trabalho. Estamos com 24 crianças da nossa comunidade na escola e eu mesmo comecei a trabalhar na Prefeitura como intérprete desde 2024," relatou Ricardo González, migrante Warao e refugiado da Venezuela. Alguns migrantes inclusive já foram contratados para trabalhos temporários em obras públicas do município.
Esta força tarefa reforça o papel de Benevides na rede colaborativa de acolhimento e proteção aos migrantes indígenas. O Associado de Proteção do ACNUR, Diego Merigueti, destacou o empenho do município em assegurar que a comunidade Warao tenha acesso aos direitos oferecidos pelo Brasil.
A iniciativa de Benevides, focada em intersetorialidade, se tornou um modelo regional, posteriormente reconhecido com o Prêmio Simone Albuquerque, pela eficácia em promover dignidade e inclusão social.
A PREMIAÇÃO FOI TRANSMITIDA AO VIVO: (Assista clicando AQUI neste Link!)
VEJA MAIS FOTOS DO DIA DA PREMIAÇÃO E DO TRABALHO COM A COMUNIDADE WARAO:


