Secretaria Municipal de Habitação

Escolas Municipais de Benevides celebram a importância do 30 de março

Os alunos levantaram reflexões sobre o fato histórico por meio de exposições artísticas, diálogos com personalidades negras de Benevides e espectros da cultura afro.

30/03/2022 17h09 - Atualizada em 05/04/2022 15h05
Secom

Nessa quarta-feira, 30, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Benevides, realizaram homenagens em referência ao fato histórico do dia 30 de março, Libertação dos Escravos, no município.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAT), na Escola Municipal 30 de Março, os alunos dialogaram a importância desse marco histórico, sobre combate à discriminação racial e luta por direitos, que foi ministrado pelo Carlos Sousa, Diretor de Turismo, da SEMMAT.

O diálogo didático entre o palestrante e os alunos, deu a possibilidade de expandir a consciência sobre respeito e dignidade. A ação contou também com a participação das famílias e toda a comunidade escolar.

Além disso, os alunos receberam formação sobre Educação Ambiental, que os auxiliou a como se proteger de animais venenosos no período chuvoso, conhecimento e valorização da água, e, ao final, os estudantes plantaram flores no jardim da escola.

Na Escola Municipal José Salomão, por exemplo, os alunos cantaram o hino municipal, levantaram reflexões sobre o fato histórico por meio de exposições artísticas, diálogos com personalidades negras de Benevides e conheceram espectros da cultura afro.

“Hoje, nas nossas escolas, estamos falando sobre 30 de março, respeito, racismo, crença, Benevides e libertação dos escravos. Nós vamos sair daqui sendo pessoas melhores, porque da mesma forma que queremos ser respeitados, devemos respeitar a diversidade do outro”, disse a professora.

Algumas escolas receberam o Sr. Oldaly Monteiro, morador do distrito de Murinin, músico e autor do hino de Benevides. Ele contou um pouco de sua história para os alunos e falou sobre o fato histórico do dia 30 de março, que serviu de inspiração para compor o hino municipal. 


Em cada escola municipal, um manifesto de resistência e combate a todos os tipos de discriminação. Professores, alunos e famílias puderam adentrar na história e conhecer as diversidades.

“Eu gostei muito. Nós organizamos tudo e pudemos conhecer nossa história. É muito importante a gente respeitar as diferenças e respeitar os outros”, disse um aluno.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, parabenizou todas as escolas por levantar reflexões tão importantes no dia de hoje. "O povo benevidense pode se orgulhar por ser pioneiro na história da conquista da liberdade. Vamos continuar incentivando e formando cidadãos livres, responsáveis e que continuem construindo essa história de liberdade e de sucesso", disse a secretária.