Benevides realiza a maior formação de jovens no Programa PMzito
Em uma cerimônia emocionante na Usina da Paz, crianças e adolescentes de Benevides receberam certificados após um ano de formação em ética, disciplina e valores no Programa PMzito em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Benevides.
Secom
Na última segunda-feira, 15 de dezembro, o Centro Poliesportivo da Usina da Paz, no Distrito do Murinin, foi palco de um marco na vida de 105 famílias benevidenses. Crianças e adolescentes foram diplomados no Programa PMZITO, uma iniciativa estratégica da Polícia Militar do Pará em parceria com a Prefeitura Municipal de Benevides. O programa foca no desenvolvimento integral, unindo educação cidadã e valores essenciais para o futuro dos jovens.
O PMZITO atende estudantes de 10 a 15 anos da rede pública e, ao longo de um ano, aborda pilares como direitos humanos, primeiros socorros, prevenção às drogas, educação ambiental e educação física. O impacto dessa formação é sentido diretamente no cotidiano das famílias e no comportamento dos alunos.
Para os pais, o programa é um divisor de águas: "Foi um projeto maravilhoso para meu filho. Percebi mudanças claras: meu filho está mais responsável, organizado. Tá disciplinado, com notas melhores na escola. Melhorou muito a forma dele se comunicar, socializar mais. Isso contou muito! O PMZITO ajudou em coisas que eu nem imaginava," afirma Michelle Oliveira, mãe de aluno do PMzito.
Mateus, de apenas 10 anos, estava muito emocionado durante a cerimônia: “Todos os ensinamentos que tivemos foi muito bom. Tô muito feliz com os resultados. Veio toda minha família pra ver a nossa formação”, afirmou o garoto.
O pai de um dos alunos, Sadaquiel Silva reforça o sentimento: "Aqui eu vi meu filho crescer em disciplina e respeito. Ele mudou de comportamento lá em casa. Mudou pra melhor! O projeto doutrina eles de forma positiva."
Os próprios formandos reconhecem o crescimento pessoal:
Riquelme (aluno do PMzito / 14 anos): "O que mais gostei foi aprender sobre cidadania e primeiros socorros. Agora me sinto preparado para ajudar minha família".
Hayla ( aluna do PMzito / 13 anos): "Aprendi a escutar mais e respeitar as pessoas. Quero continuar aprendendo sempre".
Um dos momentos mais especiais da cerimônia ocorreu quando os familiares foram convidados a realizar a entrega dos certificados de "Cidadão PMZITO" aos formandos. O gesto, realizado diretamente nos pelotões, simbolizou a união entre a família e a Polícia Militar, reforçando que o suporte de casa é fundamental para o sucesso e a formação de valores dos jovens benevidenses.
Durante a solenidade, o programa também premiou os alunos que se destacaram por suas condutas exemplares ao longo do ano. O título de "PMZITO Padrão" foi concedido aos estudantes que demonstraram alto nível de respeito, proatividade, assiduidade e cumprimento rigoroso dos deveres. Os premiados foram os alunos Andrade (1º pelotão), Salomão (2º pelotão), Santos (3º pelotão) e Raul (4º pelotão).
Além da conduta disciplinar, o mérito do destaque nos estudos também foi celebrado com o reconhecimento dos alunos "Destaque Intelectual PMZITO". Receberam a honraria os estudantes que apresentaram o melhor desempenho nos estudos: Riquelmy (1º pelotão), Teixeira (2º pelotão), S. Moura (3º pelotão) e Aviz (4º pelotão).
A liderança feminina também ganhou destaque na voz da aluna Vitória. Com firmeza e postura exemplar, a PMZITO Vitória foi a responsável por liderar os quatro pelotões durante o momento solene do juramento, guiando seus colegas no compromisso público de honrar os princípios éticos aprendidos durante o curso.
O Compromisso do Novo Cidadão
O momento mais emocionante da cerimônia foi quando todos os alunos, juntos e em voz alta, fizeram o Juramento PMZITO, assumindo o compromisso de seguir os valores que aprenderam no programa:
"Eu, agora cidadão PMZITO; Juro regular minhas condutas; Seguindo princípios éticos; Amando a Deus e minha pátria; Respeitando e honrando meus pais; Ajudando meu próximo; Usando os ensinamentos recebidos com sabedoria; Contribuindo assim; Para uma sociedade mais justa e feliz. Eu juro!"
PMzito em Benevides foi um Projeto Pioneiro
Benevides foi pioneira na Região Metropolitana ao implantar o projeto em 2024, inicialmente no Murinin. Em 2025, com o apoio direto da gestão municipal, o atendimento foi ampliado para as escolas da sede. O Comandante, responsável pelas ações do PMZITO, destaca que o projeto é uma experiência transformadora: "Ver o crescimento desses jovens nos mostra que estamos construindo futuros melhores para nossa comunidade. Aqui a polícia militar tem o apoio fundamental da Prefeitura, apoio das famílias, das escolas e de todos os policiais militares que entendem que a prevenção primária é de suma importância pra gente ter uma sociedade melhor, mais justa e feliz", afirma o Arthur Silva, Coronel da Polícia Militar.
A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, participou da solenidade e contou com apresentações da banda musical e do coral da Escola José Salomão Solon e reafirmou o valor da parceria com o Governo do Estado:
"Hoje celebramos a conquista de conhecimento, autoestima e valores que estes jovens levarão para a vida toda. O PMZITO reforça nosso compromisso com uma educação que forma cidadãos protagonistas de suas próprias histórias."
Essas premiações serviram de incentivo para todos os participantes, demonstrando que o esforço, o estudo e o respeito ao próximo são caminhos que levam ao reconhecimento. A cerimônia mostrou que o PMZITO em Benevides não apenas forma cidadãos, mas lapida talentos que farão a diferença na sociedade.
A formatura encerrou com o tradicional juramento e a entrega de certificados, consolidando o PMZITO como uma política pública eficaz na aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade, oferecendo novas perspectivas para a juventude de Benevides.


