Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Carrinhada do Bebê é marcada pelo lançamento do projeto “Papai Tá Aqui” e assinatura de Lei da Paternidade Protetiva e Afetiva

21/06/2024 11h15 - Atualizada em 26/06/2024 15h06

Seguindo a programação da Semana do Bebê 2024, na última quinta-feira, 20, a Prefeitura de Benevides promoveu a já tradicional Carrinhada do Bebê, que reuniu diversas crianças acompanhadas por seus familiares e das equipes de saúde, educação, assistência social, centro de formação e Selo Unicef.

O percurso deste ano teve saída da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), e foi até a Praça do Saber, onde aconteceu o lançamento do projeto “Papai Tá Aqui”, um programa de formação para homens, que incentiva a paternidade positiva. O projeto, que é uma parceria da Prefeitura, por meio da Coordenadoria da 1ª Infância, com a Urban95 e Allma Hub, será implementado primeiramente com a Guarda Municipal e Agentes de transporte da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (SEMDESTRAN), e depois se estenderá a todas as áreas do município.

Outro momento importante foi a assinatura da Lei da Paternidade Protetiva e Afetiva, que garante o direito à licença paternidade para servidores municipais, ampliando o período de 5 para 30 dias, assegurando a presença paterna durante os primeiros dias de vida e contribuindo para o pleno desenvolvimento da criança.

“O programa “Papai tá aqui” e a PL Paternidade Protetiva e Afetiva vem somar a todas as ações que o governo vem realizando em prol da Primeira Infância”, declarou Kelly Calderaro, coordenadora do Centro de Formação e Pesquisa de Benevides e ponto focal da 1ª infância no município. “Da Coordenadoria da 1ª Infância se ramificam esses projetos que tem como objetivo cuidar das crianças desde a concepção, assim como cuidar de seus cuidadores, em todas as áreas: saúde, educação, assistência, cuidado com o território. E os homens, os pais, são fundamentais para este cuidado. A paternidade positiva desde a concepção tem grande influência para toda a vida das crianças”, finalizou.

A programação da Semana do Bebê 2024 em Benevides continua nesta sexta-feira, 21, com o projeto “Rua da Gente”, que promete levar muita brincadeira e diversão para a Praça Central do Murinin, a partir das 17h.