Centro de Formação promove Seminário Diálogos sobre Autismo e Primeira Infância para educadores
Na ocasião, os profissionais receberam certificado com carga horária de 4h.
Secom
No último sábado, 25, o Centro de Formação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu o Seminário Diálogos sobre Autismo e Primeira Infância, para professores e assistentes técnicos educacionais da Rede Municipal de Benevides.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características. Dentre elas, a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos.
Na Rede Municipal de Benevides, mais de 200 crianças são autistas.
O diálogo foi ministrado pelas especialistas, Rosana Alburquerque, Psicopedagoga e Psicoterapeuta ABA, e Noah de Paula, Pedagoga analista de comportamento, que explanaram sobre as especificidades do Transtorno de Espectro Autista (TEA), e a partir de conhecimentos científicos e técnicos apresentaram métodos pedagógicos para impulsionar o desenvolvimento de uma criança na sua singularidade.
O encontro também abordou sobre os direitos que as asseguram por melhor qualidade de vida, e que o Estado do Pará é pioneiro em políticas públicas para pessoas autistas.
Em Benevides, cerca 170 profissionais acompanham pedagogicamente crianças com deficiência nas escolas.
Na ocasião, os profissionais receberam certificado com carga horária de 4h.