Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Prefeitura de Benevides inaugura Secretaria da Mulher

Benevides passa a integrar o grupo de municípios brasileiros que disponibilizam os trabalhos de uma secretaria direcionada à mulher.

11/05/2024 12h50 - Atualizada em 11/05/2024 12h55

Foi inaugurada na noite da última sexta-feira, 10, a Secretaria Municipal da Mulher de Benevides - SEMMUBE, um espaço apropriado para encaminhar e orientar as benevidenses em situações relacionadas a áreas como moradia e educação, entre outras, e casos de violência doméstica, bem como também atuar na elaboração e sugestão propostas de políticas públicas.

A pasta da Semmube é ocupada por Luzineide Farias, socióloga, ex-deputada estadual e que já ocupou o cargo de secretária municipal  da Assistência Social em governo passado. A titular da SEMMUBE observou que o órgão está dando seus primeiros passos, mas com o trabalho e a dedicação de toda a equipe, adicionado ao apoio e participação das mulheres benevidenses, muitas conquistas virão. "Sintam-se todas abraçadas", direcionou-se ela ao público feminino.

A Lei Federal que criou as secretarias municipais das mulheres data de maio de 2013, mas nem todos os municípios brasileiros concretizaram sedes para este atendimento. O órgão em questão, é responsável por articular junto à administração municipal a implantação de políticas públicas direcionadas para a promoção dos direitos das mulheres, visando a plena integração social, política, econômica e cultural desta parcela da população.

"Nosso trabalho de construção de um município voltado para a primeira infância começa com a criação de políticas públicas para as mulheres e é fundamental que todas as demais secretarias estejam envolvidas", enfatizou a prefeita Luziane Solon.

A SEMMUBE leva o nome de Ione Mitre, reconhecida como grande empreendedora de Benevides. Depois de ficar viúva, Ione ficou à frente do comércio da família, criando os filhos e também gerando emprego e renda para o município. Ela faleceu poucos dias antes da inauguração da Secretaria da Mulher.

Presentes

Um grande público esteve presente no evento de apresentação da mais nova secretaria de Benevides, que contou também com a presença da secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes, vereadores locais e secretários.

A sede da SEMMUBE está localizada na avenida Joaquim Pereira de Queiroz, 890, em frente ao ginásio Nagibão.