Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Benevides fortalece a posição de Cidade da Primeira Infância promovendo Ciranda Formativa

19/03/2024 15h54 - Atualizada em 20/03/2024 16h19

Só dois municípios no Pará cumprem atualmente as propostas da Urban-95, empreendimento presente em mais de 60 países e que prevê a criação de políticas públicas direcionadas para a primeira infância. Benevides é um deles.

"Não é só uma questão de exibição de título, as famílias precisam se sentir inseridas em todos os benefícios proporcionados pelo fato de Benevides ser a Cidade da Primeira Infância", destacou a prefeita do município, Luziane Solon, na abertura da aula inaugural do projeto Ciranda Formativa, com o apoio do Centro de Criação Popular (CECIP),  visando a continuidade dos trabalhos e o planejamento para mais programas.
A Urban95 é uma iniciativa da Fundação Van Leer com realização do CECIP. O objetivo é incluir a perspectiva de bebês, crianças de até seis anos de idade e cuidadores no planejamento urbano saudável do município como um todo.

Secretários, representantes de instituições de ensino e órgãos do executivo municipal de Benevides participaram da aula inaugural, realizada no Centro de Formação e Pesquisa. A palestra foi conduzida pela coordenadora de programa da Fundação Van Leer, Thaís Sanches. "Em Benevides há vontade política e essa questão é fundamental porque se trata de uma agenda intersetorial. E aqui estamos vendo este envolvimento", expôs a palestrante, enfatizando que é na primeira infância que se garante a base para o desenvolvimento da pessoa. Citando os eixos estratégicos elaborados pela equipe da atual gestão, que priorizam o bem estar e a qualidade de vida, Thaís conceituou como "muito bem estruturado e consolidado" o plano municipal voltado para a primeira infância.

O percurso formativo com a participação de lideranças da gestão e representantes das secretarias de Benevides continuará a partir do dia 3 de abril com mais cinco aulas sobre monitoramento e elaboração de políticas públicas para a primeira infância.