Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Benfica celebra o 65º Círio de Nossa Senhora da Conceição

04/12/2023 11h27

No último domingo, dia 3, Benfica celebrou o 65º Círio de Nossa Senhora da Conceição, um evento profundamente significativo para a comunidade local. Além das centenas de fiéis que participaram da emocionante procissão, este ano foi especialmente marcante, pois o Círio de Benfica foi oficialmente declarado como Patrimônio Cultural e Imaterial Religioso do Município de Benevides. Esta declaração oficial reforça não apenas a importância religiosa, mas também o valor cultural que esta celebração detém para a identidade e história desta região.

A procissão se iniciou na Igreja de Santa Maria de Benfica em direção a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, unindo corações e tradições ao longo dos 4,6km do percurso. Em meio a tantos fiéis, estava a dona Maria Edilene, que vem cumprindo uma promessa há 44 anos:

“Nasci e me criei em Benfica, e há 44 anos acompanho o círio como pagamento de uma promessa pela vida do meu filho que nasceu com um problema na vista que seis meses depois resultou em um tumor”, explica. “Quando passou o círio, eu pedi pra Nossa Senhora curar meu filho, que no próximo ano eu iria acompanhar com ele. E assim foi feito, no outro ano, eu acompanhei daqui da Santa Maria com ele no colo e disse que enquanto eu tivesse viva, todo ano eu iria acompanhar segurando na berlinda, e estou cumprindo a promessa desde então”.

O comprometimento e a devoção dos participantes refletem a profunda ligação espiritual e cultural que o Círio de Nossa Senhora da Conceição proporciona à comunidade de Benfica. A conquista de reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial Religioso do Município de Benevides, pela lei nº 1.423/2023, sancionada pela Prefeita de Benevides, Luziane Solon, ressalta a preservação e a valorização deste evento singular, enraizado na tradição e fé dos habitantes de Benfica.

“Só temos a agradecer ao maravilhoso apoio da Prefeitura de Benevides, e a todos os nossos colaboradores, nesses três anos. Gratidão, em nome da Paróquia Nossa Senhora da Conceição”, destacou o Coordenador do Círio, Carlos André Meloni.