Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Benevides apresenta o projeto Rua da Gente no evento Circuito Urbano 2023 da ONU-Habitat

02/11/2023 08h48 - Atualizada em 02/11/2023 08h57
Secom

Benevides se destaca pela inovação e compromisso com a qualidade de vida de seus habitantes e conquistou o Prêmio Cidade Caminhável 2023 na categoria de cidades pequenas (de até 100 mil habitantes). Essa conquista foi resultado do notável projeto "Rua da Gente". O prêmio é promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio internacional da organização Walk 21, e tem como objetivo reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade.

Em reconhecimento a essa conquista, a cidade foi convidada a participar de uma enriquecedora roda de conversa intitulada "Caminhos para Cidades para as Pessoas" durante o evento "Circuito Urbano", realizado pela ONU-Habitat. 

Durante a roda de conversa foram abordados conceitos de caminhabilidade e cidades caminháveis e a importância de uma geração de cidades mais justas e sustentáveis. O momento também focou no Prêmio Cidade Caminhável 2023, que mapeou e reconheceu projetos realizados pelo poder público nas cidades brasileiras com o objetivo de torná-las mais caminháveis.

O evento foi moderado por Leticia Sabino, Presidente do Instituto Caminhabilidade, e Taynara Gomes, Gerente de Projetos do Lab. da Cidade, e contou com a presença de um porta-voz de cada equipe responsável ​​pelos três projetos premiados no Cidade Caminhável: de Benevides, a coordenadora do Centro de Formação e Pesquisa, Kelly Calderaro; de Jundiaí – SP, vencedora na categoria cidades médias, a Diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini; e de Fortaleza -  CE, vencedora na categoria cidades grandes, o Secretário de Infraestrutura, Samuel Dias. 

Cada um deles apresentou seus projetos comentando como as iniciativas de caminhabilidade impactaram positivamente as cidades, gerando mais equidade social e proporcionando acesso democrático e justo à cidade, seus serviços e espaços públicos. 

Esse feito destaca Benevides, a cidade da primeira infância, como um exemplo inspirador de como as cidades podem ser transformadas em lugares mais acolhedores e acessíveis para todos.